Ultima atualização 09 de fevereiro

Cubanos participarão de eventos do setor em 2011

Após a entrada de Cuba para a Associação Internacional de Direito de Seguros (AIDA), juristas, advogados e especialistas do setor securitário de todo o mundo terão a chance de participar de uma série de eventos dedicados ao assunto. Durante o V Congresso Brasileiro de Direito de Seguro, que se realizará em Belo Horizonte, entre 31 de março e 1º de abril, a AIDA Brasil trará ao país o professor Alejandro Vigil, presidente da recém lançada seção cubana da AIDA, para que possa conhecer o funcionamento da seção brasileira, referência hoje em nível internacional.
Em maio, será a vez de Cuba receber o presidente da seção francesa da AIDA, o professor Jérôme Kullman, para uma visita de trabalho e apresentação de conferência sobre temas de interesse do mercado cubano. Segundo Sérgio Mello, presidente do Comitê Ibero-Latino Americano (CILA) da AIDA, a entrada de Cuba para a comunidade jurídica internacional é um momento histórico. “Todos estão vendo esse fato histórico com um misto de curiosidade e de espírito de colaboração, pois se trata de um país sobre o qual pouco se conhece, no entanto, abriga um povo amável e fortemente comprometido com a cultura jurídica, como é exemplo a qualidade do ensino em suas faculdades, reconhecida pelos principais organismos internacionais responsáveis por sua avaliação”, analisa.
Ele acrescenta que o objetivo não foi alcançado antes devido ao fato do governo local reprimir e não incentivar qualquer tentativa associativa como também pelas dificuldades materiais vividas pelos juristas cubanos. “Agora, com a visão mais participativa do governo local, em termos de política externa, bem como com o apoio da Universidade de Havana e da União dos Juristas Cubanos, o projeto ganhou campo fértil, razão pela qual me senti motivado a dedicar esforços na criação da AIDA Cuba, um verdadeiro marco histórico”, explica o responsável pela articulação do novo integrante.
A seção solene de criação da AIDA Cuba ocorreu no dia 28 de janeiro passado, por ocasião da realização do Congresso Internacional de Direito de Contratos, na Universidade de Havana e no Hotel Nacional, com a presença de juristas representantes de diversos países, além de autoridades locais do setor segurador, tais como o presidente da Superintendência de Seguros, advogados, professores e estudantes. “Foi um momento precioso para os operadores do direito do seguro e para comunidade internacional de seguros”, conclui Mello.

J.N.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock