Ultima atualização 14 de setembro

Hospital do Subúrbio inicia operação em Salvador (BA)

O Hospital do Subúrbio, resultado da primeira parceria público-privada em saúde no Brasil, abriu suas portas nesta segunda-feira, dia 13 de setembro. Com 298 leitos, dos quais 30 são domiciliares, o hospital oferecerá serviços de saúde de qualidade à população do Subúrbio Ferroviário, uma das regiões mais carentes da cidade de Salvador (BA), com cerca de um milhão de habitantes sendo beneficiados. A estruturação do projeto foi liderada pelo IFC (International Finance Corporation), braço do Banco Mundial, juntamente com o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento). O objetivo é possibilitar a prestação de serviços de emergência de alta qualidade. Para isso, foi formulado um mecanismo de acompanhamento do desempenho do parceiro privado, que combina indicadores quantitativos e 31 indicadores qualitativos, os quais serão auditados e terão vinculação direta com o pagamento dos serviços. “Esse contrato está abrindo o caminho para muitos outros. O projeto inclui investimentos para equipar o hospital e a operação integral dos seus serviços clínicos e não clínicos”, explica Maurício Portugal Ribeiro, chefe do Departamento de Consultoria em Infraestrutura do IFC no Brasil e responsável pelo Programa de Fomento à Participação Privada em Infraestrutura.
A consultoria prestada pelo IFC, BNDES e BID envolveu todos os estudos técnicos e econômicos, bem como a modelagem jurídica e apoio ao processo licitatório para contratação de parceiro privado qualificado para equipar e operar os serviços clínicos e não clínicos do hospital por 10 anos. A transação foi concluída em maio de 2010. O consórcio formado por Promédica e Dalkia foi o vencedor da licitação e assinou o contrato de concessão no dia 28 de maio deste ano.
O projeto de ppp faz parte do Programa de Fomento à Participação Privada em Infraestrutura (PFPP), composto pelo IFC, BNDES e BID. O PFPP prestou assessoria para a estruturação do projeto, agregando à equipe técnica do governo a experiência na estruturação de parcerias público-privadas, visando adotar as melhores práticas de contratação pelo setor público.
“A parceria público-privada como modalidade de contratação do setor público possui inúmeros benefícios, tais como a transferência dos investimentos para o setor privado com a vinculação do pagamento dos serviços ao seu efetivo fornecimento, maior governança sobre as obrigações do parceiro privado e a vinculação do pagamento dos serviços a indicadores de desempenho”, finaliza Ribeiro.

J.N.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO