Ultima atualização 21 de julho

Governo flexibiliza regras para o mercado de resseguro

Medida limita em 20% a transferência de risco em operações de resseguro para o exterior entre empresas do mesmo grupo

Governo flexibiliza regras para o mercado de resseguro

O Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP), presidido pelo ministro da Fazenda, Joaquim Levy, decidiu flexibilizar a regra que limita em 20% a transferência de risco em operações de resseguro para o exterior entre empresas do mesmo grupo. Antecipada pelo Broadcast, serviço de notícias em tempo real da Agência Estado, na semana passada, a decisão consta de resolução que modifica norma anterior sobre a atividade de resseguro, retrocessão e sua intermediação. Outra novidade trazida no novo texto é a redução gradual do porcentual de reserva de mercado para resseguradoras locais.

Segundo a nova regulamentação, “para empresas ligadas ou pertencentes ao mesmo conglomerado financeiro sediadas no exterior, desde que sejam resseguradores admitidos ou eventuais, aplicam-se os seguintes limites máximos de transferência do prêmio correspondente à cada cobertura contratada: 20%, até 31 de dezembro de 2016; 30%, a partir de 1º de janeiro 2017; 45%, a partir de 1º de janeiro de 2018; 60%, a partir de 1º de janeiro de 2019; e 75%, a partir de 1º de janeiro de 2020”.

O novo texto também determina que “a sociedade seguradora contratará ou ofertará preferencialmente a resseguradores locais, ao menos, 40% de sua cessão de resseguro em contratos automáticos ou facultativos”, observando os prazos e os porcentuais a seguir de cessão de resseguro para resseguradores locais: 40%, até 31 de dezembro de 2016; 30%, a partir de 1º de janeiro de 2017; 25%, a partir de 1º de janeiro de 2018; 20%, a partir de 1º de janeiro de 2019; e 15%, a partir de 1º de janeiro de 2020″.

Por meio da resolução, O CNSP ainda institui seu Regimento Interno e uma comissão consultiva que terá como finalidade “propor medidas voltadas a corrigir eventuais assimetrias entre a regulação brasileira de resseguros e as melhores práticas globais”. A comissão deverá submeter ao CNSP relatório com as propostas em até 120 dias.

O Conselho Nacional de Seguros Privados é o órgão normativo das atividades de seguro do País. Vinculado ao Ministério da Fazenda, o Conselho é composto pelo ministro da Fazenda ou seu representante, na qualidade de presidente, pelo superintendente da Superintendência de Seguros Privados (Susep), na qualidade de vice-presidente, e por representantes do Ministério da Justiça, do Banco Central do Brasil, do Ministério da Previdência Social e da Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Fonte: Agência Estado

L.S.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock