Elas são mais cuidadosas quando estão no volante. É o que diz uma pesquisa realizada pela Seguradora Líder-DPVAT. Mesmo assim, nunca é demais relembrar alguns cuidados básicos e dicas para que essas condutoras possam ficar ainda mais seguras.
Por isso, O CESVI, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, trouxe em seu boletim algumas 5 itens para esse perfil de motoristas: que dirige com cuidados e não abre mão da segurança em seus deslocamentos:
Posição no banco
O ponto de partida é sempre se posicionar no veículo de forma correta. Primeiramente, ajustando o banco, volante e espelhos retrovisores e o cinto de segurança – atente-se ao sue tamanho. A distância segura do volante é importante em uma eventual deflagração do airbag. Geralmente, essa distância é de 25 cm entre tórax e volante
Salto Alto
Se a primeira dica é geral, essa é mais específica. O uso de salto alto é proibido. Ele pode enroscar no tapete ou nos pedais em uma situação de emergência. Recomenda-se o uso de sapato ou tênis que se fixe bem ao pé, ou mesmo dirigir descalça. Por isso, se um evento pede salto alto, leve um calçado reserva para uso no carro.
Maquiagem = distração no volante
Maquiar-se durante a condução de um veículo aumenta a chance de acidentes em até quatro vezes, de acordo com pesquisas internacionais. Mesmo nas curtas paradas e partidas dos semáforos, maquiar-se é um risco, pois essa distração pode levar a batidinhas leves, que geralmente ocorrem a menos de 20 km/h – vale destacar que, nessa velocidade, um carro percorre mais de 5 metros em apenas 1 segundo.
Com o filho
A mãe que transporta seu filho no carro deve lembrar-se de sempre utilizar o assento adequado para ele, seja bebê-conforto, cadeirinha ou assento de elevação, de acordo coma idade e o tamanho da criança. Certifique-se de que o dispositivo está adequadamente preso ao cinto ou ao carro. Quem não usa está sujeito a multa e, muito pior, ao risco de ter o filho ferido em um acidente, mesmo em baixa velocidade.
Os amigos
A mãe que dá carona para os colegas do filho no trajeto para a escola não deve transportar mais crianças do que seu carro permite. Lembre-se ainda de deixar as maiores no banco da frente, certificando-se de que todas estejam usando cinto. Crianças maiores de 10 anos sempre podem ser transportadas no banco de frente. Já menores de 10 anos, só em caso de lotação nos bancos de trás por crianças de idade inferior – a criança transportada no banco da frente deve ser a mais velha de todas.
A.C.
Revista Apólice