Planejar agora o uso do 13º salário de 2015 pode trazer vantagens no curto e no longo prazo. Quem já destinou a quantia recebida neste ano para uso imediato pode avaliar investir em previdência privada no próximo ano, gerando ganho substancial na reserva acumulada e com possibilidade de benefício fiscal.
Para isso, planejar o orçamento do ano seguinte é importante. As vantagens do aporte em previdência privada utilizando o 13º salário valem tanto para o adiantamento (ou primeira parcela), geralmente pago no primeiro semestre do ano, quanto para a segunda parcela, paga em dezembro.
Fabiano Lima, diretor de Vida e Previdência da SulAmérica, explica que também é possível fazer o aporte do valor total em dezembro, mesmo tendo recebido a primeira parcela antes. “O ideal é que o beneficiário que deseje aproveitar o benefício fiscal em sua totalidade, utilizando o valor integral do 13º, faça o primeiro aporte já no mês do adiantamento para que não passe aperto em dezembro”, aconselha o executivo.
No plano corporativo, em que o funcionário faz a contribuição por meio da empresa, é importante que a companhia seja comunicada com antecedência sobre a intenção de se fazer o aporte utilizando o 13º salário.
L.S.
Revista Apólice