Ultima atualização 09 de July

powered By

Susep acompanha discussões do BRICS

Encontros buscaram aprofundar a cooperação econômica entre os países-membros
Foto: Ricardo Stuckert / PR
Foto: Ricardo Stuckert / PR

A Superintendência de Seguros Privados (Susep), representada pela Diretora Júlia Normande Lins, acompanhou discussões de reuniões realizadas no âmbito do BRICS, no Rio de Janeiro.

O BRICS é um grupo formado por 11 países: Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia, Indonésia e Irã. Atua como foro de articulação político-diplomática entre países do Sul Global e de cooperação em diversas áreas. Atualmente, o Brasil ocupa a presidência do grupo, que será assumida pela Índia em 2026.

No dia 4 de julho, Júlia acompanhou a 3ª Reunião de Representantes Técnicos dos Ministérios da Fazenda e Bancos Centrais do BRICS no Brasil (FCBD), encontro preparatório que reuniu vice-ministros e vice-governadores de bancos centrais. Foram debatidos temas como governança econômica global, financiamento climático e cooperação intra-BRICS. Pelo Brasil, particparam Tatiana Rosito, Secretária de Assuntos Internacionais do Ministério da Fazenda, e Paulo Picchetti, Diretor do Banco Central do Brasil.

No dia seguinte, a diretora esteve presente na 1ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do BRICS no Brasil (FMCBG), encontro de alto nível voltado à discussão de perspectivas econômicas globais, promoção do multilateralismo e fortalecimento da cooperação entre os países-membros. Ao final, foram endossados documentos com os principais encaminhamentos. Representaram o Brasil o Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o Presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo.

Na declaração final da Cúpula do BRICS, foram citadas as discussões para fortalecer a capacidade de resseguro dos membros do BRICS, com a participação voluntária de agentes relevantes, incluindo reguladores, companhias de resseguro de países do BRICS e o Conselho Empresarial do BRICS por meio da força-tarefa endossada pelos ministros de finanças. O tema já vinha sendo discutido no âmbito da presidência brasileira do BRICS e, em abril, o Ministério da Fazenda e a Susep realizaram o seminário virtual “Cenário Global de (Re)Seguros”, com participação de autoridades dos países-membros e representantes do mercado.

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.