Ultima atualização 14 de July

powered By

Seguro de sucessão empresarial garante proteção aos negócios

Quando se fala em uma empresa familiar é possível imaginar que a sucessão irá acontecer entre os herdeiros, mas nem sempre os mesmos têm interesse ou estão preparados para seguir os passos dos pais. Nesse sentido, uma alternativa que ajuda a prosseguir com os negócios da família é o seguro de secessão empresarial, que permite que a empresa adquira os valores das cotas do sócio falecido ou incapacitado, indenizando os seus descendentes legais, sem comprometer o caixa.

O produto é uma modalidade estratégica do seguro de vida, voltada à proteção da estrutura societária e à continuidade dos negócios. Ele garante liquidez e estabilidade financeira à empresa em caso de falecimento, invalidez ou afastamento de um sócio ou pessoa-chave.

Alessandra Monteiro, Diretora Técnica da Corretora de Seguros Bancorbrás, explica que garante segurança jurídica e financeira, baseada em acordo de sócios ou contrato de compra e venda. “É uma ferramenta essencial para empresas que desejam proteger sua governança, garantir a continuidade dos negócios e assegurar a previsibilidade em momentos críticos”, afirma.

Voltado especialmente para empresas com estrutura societária complexa e negócios com dependência de sócios fundadores ou executivos-chave, o seguro é ideal para companhias preocupadas com sucessão planejada, governança e proteção patrimonial. O produto inclui cobertura em casos de morte natural ou acidental, invalidez e doenças graves ou terminais, com a possibilidade de antecipação da indenização em caso de diagnóstico terminal. Alessandra ressalta que o capital segurado deve ser alinhado à participação societária do segurado. “Com estrutura legal bem definida e coberturas específicas, oferece tranquilidade, proteção e visão de longo prazo”, comenta.

Dentre as vantagens do seguro de sucessão empresarial está a sua rápida liquidação, com o pagamento em até 30 dias após o sinistro, e a isenção de imposto de renda e do Imposto sobre Transmissão “Causa Mortis” e Doação de Quaisquer Bens ou Direitos (ITCMD). 

Segundo dados divulgados pela Superintendência de Seguros Privados (Susep), entre janeiro e abril, o seguro de vida, que engloba a modalidade de sucessão empresarial, registrou um crescimento real de 4,61%, em relação ao mesmo período de 2024. Esse valor corresponde a R$11,89 bilhões de arrecadação.

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.