Ultima atualização 19 de May

powered By

Alper apresenta seguro voltado à avicultura durante Avimasul

Alper apresenta solução exclusiva para avicultura durante evento no Mato Grosso do Sul
Em caso de sinistro, o valor pago equivale ao da ave pronta para abate, independentemente da idade em que ocorreu a perda

A Alper Seguros apresentou, durante o Avimasul — evento voltado ao setor avícola no Mato Grosso do Sul —, um seguro voltado exclusivamente à avicultura, com foco em riscos como a falta de energia elétrica. Segundo a corretora, a solução já atende mais de 10 mil propriedades rurais em todo o país especializadas na produção de aves para frigoríficos.

Desenvolvido para proteger contra perdas causadas por falhas elétricas, o seguro é, de acordo com a empresa, o único no mercado nacional com cobertura específica para mortalidade de aves por interrupção no fornecimento de energia. A Alper afirma que cerca de 95% das apólices contratadas no setor não consideram esse tipo de risco.

“Identificamos uma necessidade crítica no mercado avícola e desenvolvemos uma solução para cobrir essa lacuna. Nosso produto protege não só a estrutura física, mas também a continuidade do negócio após eventos que resultam em perda de aves”, afirma Giovanni Balen, diretor comercial de Agronegócios da Alper Seguros.

Segundo o executivo, a empresa mantém mais de 7 mil aviários segurados e atende grandes grupos do setor. A estrutura do produto considera as particularidades de cada região: enquanto Santa Catarina tem maior incidência de vendavais e granizo, o Paraná enfrenta mais quedas de energia e danos elétricos. Goiás, por sua vez, tem maior frequência de incêndios, enquanto Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul também apresentam riscos específicos contemplados nas apólices.

“As chuvas que atingiram o Sul do país no ano passado mostraram como uma cobertura adequada pode ser decisiva para a recuperação dos produtores”, diz Balen.

O seguro inclui cobertura para equipamentos como geradores, placas solares e bombas de poço. A apólice não prevê sublimites por tipo de cobertura, adota franquias lineares e prevê indenizações por lucros cessantes durante o período de recuperação da estrutura. Em caso de sinistro, o valor da indenização é baseado no preço da ave pronta para abate, independentemente da idade, o que pode garantir maior estabilidade financeira aos produtores.

O modelo atende a estrutura produtiva de integração predominante no setor. “Os principais frigoríficos contratam seguros para 100% dos aviários da cadeia. Em alguns casos, o custo é repassado aos produtores; em outros, é absorvido pela indústria”, explica André Lins, vice-presidente de Agro da Alper Seguros.

Lins destaca que a perda da estrutura de alojamento afeta não apenas o produtor, mas toda a cadeia produtiva. “Desenvolvemos esse produto considerando a sustentabilidade do setor avícola, que tem papel relevante na produção nacional e internacional de proteína”, conclui.

N.G.

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

 
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.