Ultima atualização 09 de April

powered By

Entidades de previdência pedem revisão urgente do Decreto 4.942/2003

As principais associações do setor de previdência complementar no Brasil: ABRAPP, ANAPAR, APEP e ANAPEX enviaram um manifesto ao ministro da Casa Civil, Rui Costa, solicitando a revisão do Decreto nº 4.942, de 2003. As entidades argumentam que o marco regulatório está defasado diante das transformações econômicas e institucionais ocorridas nas últimas duas décadas e defendem uma atualização alinhada às melhores práticas de supervisão e governança.

O decreto em questão regulamenta o processo administrativo para apuração de infrações cometidas por entidades fechadas de previdência complementar, os chamados fundos de pensão. Ele estabelece as bases para a aplicação de sanções no setor, funcionando como um instrumento central da fiscalização. Embora tenha sido essencial quando criado, o texto é hoje considerado obsoleto frente aos avanços regulatórios e à complexidade atual do sistema.

Segundo o documento, o decreto não acompanha os avanços promovidos por órgãos como CVM, Bacen e Susep, tampouco contempla a lógica moderna de gestão baseada em riscos, hoje considerada essencial para a sustentabilidade do sistema. As entidades também apontam a necessidade de revisão dos critérios de dosimetria de penalidades, para que o foco saia da punição por resultados e passe a valorizar processos robustos, transparentes e educativos.

“O setor amadureceu, expandiu-se e incorporou novos desafios, como a previdência complementar dos servidores públicos. Precisamos de uma norma que reflita esse novo momento”, afirmam as entidades no texto.
Outro ponto destacado é o reconhecimento recente do chamado Ato Regular de Gestão pelo Tribunal de Contas da União (TCU), além de recomendações da Controladoria-Geral da União (CGU) e do próprio TCU em favor da revisão normativa. A proposta também dialoga com mudanças recentes, como a Resolução CMN nº 5.202/2025, que flexibiliza investimentos dos fundos de pensão em áreas estratégicas como agronegócio, infraestrutura e transição energética.

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.