Ultima atualização 10 de January

powered By

APVS projeta futuro promissor com a aprovação do PLP 143/2024

Kleber Vitor, superintendente da APVS
Kleber Vitor

EXCLUSIVO – A APVS Brasil celebra a aprovação do PLP 143/2024 em dezembro de 2024, que tem como objetivo regulamentar as associações e cooperativas de proteção veicular, trazendo mais segurança para o consumidor, minimizando os problemas de solvência e as práticas fraudulentas de algumas empresas que atuam neste setor. A nova legislação estabelece mais segurança jurídica para as associações de proteção veicular  e seus associados, visando negócios mais éticos e garantidos. .

“A aprovação do PLP 143/2024 no Senado demonstra o compromisso do setor com a transparência e o desenvolvimento do mercado de proteção veicular no Brasil”, afirma o superintendente da APVS, Kleber Vitor. Ele acrescenta que a nova lei é um trabalho de várias entidades, demonstrando que o diálogo é sempre o melhor caminho para o consenso. Segundo dados das cooperativas e associações, cerca de 8 a 10 milhões de pessoas utilizam este tipo de produto. São mais de 2500 associações e cooperativas, de todos os portes. Apenas 10 associações contam com mais de 100 mil associadas

De acordo com a nova legislação, as entidades de proteção veicular deverão atuar sob a égide de gestoras controladoras, estas fiscalizadas pela Susep. Todavia, as instituições que não se adaptarem às novas regras serão penalizadas ou até mesmo proibidas de operar. A forma como as cooperativas atuam, como pessoa jurídica, impossibilitava a atuação da Susep. De acordo com Vitor, os produtos de proteção veicular devem continuar com preços mais acessíveis e serviços dentro do esperado. “A APVS emprega sozinha cerca de 15 mil pessoas, o setor de associação de proteção veicular emprega um número superior a este”.

O projeto iniciou sua tramitação no Congresso como PL 3.139/2015, cujo objetivo era criminalizar a atuação dessas instituições. O texto foi atualizado pelo Senador Weverton Rocha (PDT/MA), aprovado na Câmara dos Deputados e no Senado, e já está para ser sancionado pelo presidente Lula.

O Superintendente da APVS ressalta que as associações e cooperativas surgiram para cobrir uma lacuna deixada pelo mercado de seguros, que não atendia determinados nichos de veículos e consumidores. “Nós temos mais de 270 mil contribuintes, sendo que boa parte deles, nas cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo, estão em comunidades”, declara. Para ele, a regulamentação da proteção veicular é fundamental para garantir a complementaridade dos produtos oferecidos pelas seguradoras e associações. As expectativas são otimistas para 2025, pois o novo regulamento promete agregar muito a todas as partes envolvidas. “A nossa esperança é que o processo regulatório possa oferecer  mais tranquilidade, além do crescimento orgânico, pois você vai estar trabalhando corretamente com fiscalização e regras claras. Nossa expectativa é que o setor cresça e, o melhor de tudo, em um  processo de melhoria do serviço”, conclui o executivo.   

Kelly Lubiato e Lucas Monteiro

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.