A Fundação de Previdência Complementar do Estado de São Paulo (SP-Prevcom) publicou seu Relatório Anual de Informações 2017 com demonstrativos contábeis, financeiros, atuariais e administrativos referentes ao último exercício. A entidade, que fechou o ano com R$ 818 milhões em patrimônio e 21.335 participantes, obteve rentabilidade de 8,98%, superando a meta pelo 5º ano consecutivo, e registrou ganho real de 5,86% em relação à inflação.
O documento traz dados consolidados sobre rentabilidade, evolução das adesões, carteira de investimentos além de análise da conjuntura e dos resultados positivos alcançados pela Fundação apesar do cenário econômico adverso. Na avaliação da instituição, a perspectiva para 2018 é de continuidade do ajuste e da leve recuperação do PIB iniciada no ano passado. O ponto de atenção fica por conta de possíveis focos de volatilidade decorrentes do período eleitoral.
No Relatório Anual são destacados, entre outros pontos importantes, a política conservadora da entidade, fundamental para proteger os recursos dos participantes em um período de instabilidade e cumprir as metas atuariais, as mudanças de regulamento que permitiram a inclusão dos antigos servidores, estendendo a previdência complementar a todos os funcionários públicos estaduais, e a autorização legal para que a instituição possa expandir suas atividades e assumir a gestão de planos de outros estados e municípios.
A edição do relatório atende às determinações das Resoluções 23/2006 e 02/2011 da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) e aos princípios de transparência do Governo do Estado de São Paulo. O material já está disponível no site da SP-Prevcom.