Ultima atualização 18 de October

powered By

Entenda os benefícios de contratar um seguro residencial

Contratação de seguro residencial ainda é muito baixa no Brasil e conta com um agravante: para reduzir o valor da apólice, alguns itens não são adicionados
seguro
Bradesco e C6 oferecem seguro residencial para clientes do banco

residencial incêndios

Segundo levantamento da Federação Nacional de Seguros Gerais (Fenseg), apenas 14,5% das casas e apartamentos brasileiros têm seguro. O número baixo ainda ganha um agravante: muitas vezes, para reduzir o valor da apólice, alguns itens não são contratados ou são dimensionados incorretamente.

Segundo a gerente executiva da MDS Brasil, Cláudia Rizzo, ter um seguro é importante para garantir que o imóvel esteja protegido de despesas não previstas, protegendo os moradores em situações inesperadas.

Já para quem mora em condomínios o seguro é obrigatório, mas não protege as unidades autônomas de todos os riscos. O seguro total do empreendimento garante a cobertura para o ambiente geral, em danos decorrentes de incêndios, raios, explosões de quaisquer causas e origem, além de queda de aeronaves e desmoronamento ou ruína decorrente de incêndio ou roubo e furto de equipamentos pertencentes ao condomínio.

Já nas unidades autônomas, o que se cobre é a construção propriamente dita, incluindo paredes, pisos, forros, esquadrias, portas, janelas, louças e metais sanitários, tubulações elétrica e hidráulica, acabamento e pintura.

Dicas

Em casos de sinistros, como acidentes, incêndios e até mesmo catástrofes e desmoronamentos, a seguradora dá o respaldo necessário. Alguns seguros podem englobar proteção em casos de queda de raios, enchentes, roubos, furtos e responsabilidade civil do síndico em relação ao empreendimento. Porém, é preciso muito cuidado porque algumas administradoras, para economizar nas despesas, contratam apenas as coberturas básicas, deixando os moradores descobertos em uma situação de emergência”, alerta.

Para terminar, a dica da especialista é ter muita atenção na hora de contratar uma corretora. “A falta de uma análise correta dos riscos pode fazer a diferença na proteção do patrimônio”, finaliza.

Os condomínios que desejam uma proteção ainda maior e não apenas no âmbito físico, podem optar ainda por incluírem no seguro as responsabilidades do síndico. O produto cobre o reembolso ao condomínio por prejuízos materiais em decorrência de ato, fato, omissão ou negligência do profissional do administrador.

A.C.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.