
A Fundácion Mapfre ainda está com as inscrições abertas de bolsas de estudo e auxílios à pesquisa para estudantes de pós-graduação e pesquisadores que têm projetos relacionados às áreas de seguros, saúde e previdência social, entre outras. A instituição oferece três iniciativas para apoiar e estimular a excelência no desenvolvimento de estudos e pesquisas nestas áreas.
Até o dia 23 de setembro, estudantes que tenham sido aceitos por cursos de universidades da Espanha poderão se inscrever na Convocatória 2016 de Bolsas para Estudos de pós-graduação em Seguro e Previdência Social. Serão analisados candidatos que desenvolvam programas acadêmicos de pós-graduação relacionados às seguintes áreas: análise técnico-atuarial, previdência social, direito dos seguros, gestão e organização de entidades seguradoras, contabilidade e análise econômico-financeira das companhias de seguros.
Cada uma das bolsas receberá um valor máximo de até 6 mil euros para o ano acadêmico completo. No total, a Fundación Mapfre destinará 150 mil euros para estudantes selecionados. Os cursos devem ser ministrados em período integral, com carga letiva mínima de 300 horas, das quais pelo menos 50% deverão ser de caráter presencial, e ter início no curso acadêmico de 2016/2017.
Já quem concorrer à Iniciativa de Auxílios à Pesquisa Ignacio H. de Larramendi, que homenageia o primeiro presidente da instituição, terá até o dia 13 de outubro para efetuar inscrições. As bolsas são voltadas a pesquisadores ou equipes de pesquisa do meio acadêmico e profissional que pretendem desenvolver programas de pesquisa nas áreas de Prevenção e Segurança Viária (concederá o valor total de 24 mil euros), Promoção da Saúde (valor total de 48 mil euros) e Seguro e Previdência Social (valor total de 15 mil euros). Será oferecido um total de 25 bolsas a pesquisadores do mundo todo. Os aportes serão destinados a projetos individuais ou desenvolvidos por universidades, hospitais e instituições de ensino.
Em 20 de outubro serão encerradas as inscrições para a Bolsa Primitivo de Vega, para projeto de pesquisa voltado ao atendimento de idosos, que homenageia e reconhece o ex-presidente da Mapfre Asistencia e da Mapfre Quavitae na Espanha.
O projeto a ser selecionado deverá estar relacionado a um dos diversos aspectos do atendimento ao público idoso, como instrumentos de classificação da dependência e dos usuários, programas de divulgação e conscientização no atendimento a pessoas idosas, programas de promoção do envelhecimento ativo, especialmente os que estimulem uma vida saudável, e inovações tecnológicas que favoreçam a independência e garantia do atendimento a idosos. Vale ressaltar que projeto de pesquisa de estudos farmacológicos, bioquímicos e moleculares, entre outros, não serão analisados para a contemplação da bolsa. Também estarão excluídos da análise as iniciativas que façam parte de outros projetos de pesquisa.
A doação poderá atingir o valor global máximo de 15 mil euros e será concedida ao pesquisador principal ou, a pedido dele, à instituição à qual ele estiver vinculado, com destino exclusivo ao desenvolvimento dessa pesquisa. O auxílio terá um ano de duração.
L.S.
Revista Apólice