
A Axa lança o seu seguro garantia no mercado brasileiro. O produto, que visa entregar soluções em 24 horas e interação direta com os subscritores, conta com a flexibilidade para encontrar soluções adequadas às particularidades de cada risco.
O seguro garantia é de grande importância para as empresas, tanto na qualidade de segurado como na condição de tomador. Para o segurado, funciona como instrumento alternativo a outras formas de garantia que viabilizem a realização das obrigações assumidas por seus fornecedores e prestadores de serviços, de forma a assegurar seus compromissos e mitigar riscos contratuais. Para o tomador, como meio de garantir suas obrigações, perante seus clientes, de forma ágil, com custos adequados e, ainda, sem ocupar suas linhas de créditos junto aos bancos.
“O principal atrativo do seguro garantia é o preço significativamente mais baixo quando o comparamos com a fiança bancária, principal concorrente do produto. Os custos são bem menores e ainda há a vantagem de o seguro garantia não tomar o limite de crédito que é tomado quando se contrata uma fiança bancária. São duas vantagens muito fortes e a Axa vai ser também relevante no mercado brasileiro já no curto, médio prazo, diz Rogério Gonçalves, superintendente de Garantia da empresa.
A companhia prevê a comercialização do seguro garantia para diversos segmentos. “Por se tratar de uma alternativa à fiança bancária, o garantia ganhou espaço graças as suas condições mais competitivas. No caso das empresas públicas, em decorrência da legislação que obriga a apresentação de garantias quando da contratação de serviços e fornecimentos. Já no mercado privado, o crescimento vem ocorrendo à medida que as empresas demandadoras, na condição de garantido, entendem que, além da proteção de seu risco contratual, também é necessário proteger o de seus riscos de responsabilidade e patrimoniais. Portanto, estamos otimistas com o potencial do produto”, conclui Eric Berger, vice-presidente de P&C da seguradora.
L.S.
Revista Apólice