A MiX Telematics fechou uma parceria com a Triunfo Concebra, que administra a maior concessão rodoviária do País. O trecho possui 1.176,5 quilômetros de extensão e abrange 47 municípios em Goiás, Minas Gerais e Distrito Federal.
“No caso dos serviços de concessionários, o tempo de atendimento é um indicador muito importante”, diz Bruno Santos, engenheiro e gerente de vendas e marketing da empresa.
Assim, a telemetria entra como uma forte aliada para eficiência dos serviços. Por exemplo, caso a concessionária receba um chamado na central e identifique a localização da ocorrência, imediatamente a solução localiza o veículo mais próximo e contata o socorrista que esteja próximo.
Santos ainda explica que, a partir disso, começam a ser medidos os tempos de saída da base, deslocamento, tempo parado no socorro e a ida para o hospital mais próximo. Ao final do atendimento, o operador do sistema consegue extrair um relatório operacional com todas as informações do atendimento, inclusive o motorista da viatura.
“A partir disso a concessionária pode medir sua eficiência, seus tempos de reação ao chamado, reportar ao organismo fiscalizador em uma possível auditoria, além de conseguir elaborar ranking dos socorristas mais rápidos e eficientes. Tudo isso com a telemetria embarcada também gerindo o perfil de condução do socorrista, ou seja, não adianta ele ser rápido e não eficiente (provocar outro acidente)”, finaliza o executivo.
L.S.
Revista Apólice