Ultima atualização 14 de January

powered By

Swiss Re divulga estudo sobre Regulamentação de solvência de seguro na América Latina

Documento mostra que Brasil, Chile e México estão em estágios avançados de implementação de estruturas de solvência econômica baseadas em risco

A Swiss Re divulgou hoje (14) um novo estudo sobre “Regulamentação de solvência de seguro na América Latina: modernização a diferentes velocidades”. A publicação, que avalia a mudança para regimes de regulamentação de solvência baseados em risco na América Latina, revela que tanto o Brasil quanto o Chile e o México estão em estágios avançados de implementação de estruturas de solvência econômica baseadas em risco e provavelmente adotarão regimes do tipo II de Solvência da UE nos próximos um a três anos.

Ainda de acordo com o documento, Colômbia, Costa Rica e Peru estão lançando as bases para reformas abrangentes e instituindo certas disposições de capital baseadas em risco (RBC). Os demais países da América Latina ainda não sinalizaram ambições de reforma, mas um movimento rumo a uma solvência baseada na economia provavelmente continuará nos próximos anos em toda a região.

Outros dados destacados foram os requisitos operacionais mais rígidos resultantes de reformas, que podem estimular a consolidação do setor de seguros, especialmente entre operadores menores. A combinação de produtos também poderá mudar, com as seguradoras focando mais em produtos de baixo capital.

Para algumas seguradoras, o resseguro pode ser um meio de gerir os requisitos de capital adicionais. Três obstáculos em potencial para uma mudança, em toda a região, rumo a uma solvência baseada em risco incluem políticas governamentais antimercado, instabilidade macroeconômica e as limitações da capacidade institucional.

L.S.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.