A população da cidade colombiana de Medellín permanece em alerta por causa de um edifício de 21 andares que desabou em 14 de outubro. O Residencial Space, localizado no sofisticado bairro de “O Povoado”, está com sérios problemas na sua estrutura. Segundo dados oficiais, a torre foi afetada pelo impacto da derrubada da Torre 6, com 24 apartamentos. O desabamento fez uma vítima fatal e dez pessoas continuam desaparecidas.
A tragédia só não foi maior, porque as autoridades tinham determinado um dia antes a evacuação total da Torre 6 por causa da aparição de grandes fendas na estrutura do edifício, embora a empresa construtora tenha minimizado o risco e garantido que não havia perigo de queda.
Mesmo com a estrutura condenada e o edifício sendo esvaziado por um grupo de engenheiros do Departamento Administrativo de Gestão de Risco de Desastres (DAGRD). Durante a inspeção, os engenheiros encontraram um problema estrutural em uma viga.
De acordo com a análise do diretor-executivo da Essor Seguros, Fábio Pinho, os danos aos moradores e familiares deste empreendimento são irreparáveis. Além disso, o enorme prejuízo financeiro das construtoras e incorporadoras, assim como o transtorno causado em áreas circunvizinhas poderiam ter sido evitados, caso existissem a preocupação com a qualidade das construções entregues aos consumidores. “Em casos como esse, o Seguro Decenal que oferecemos protege o construtor e o consumidor contra qualquer tipo de dano nos elementos estruturais do empreendimento e acompanha todas as fases do projeto, garantindo qualidade na execução e nos materiais utilizados na obra. Sem essa proteção, tudo se torna mais vulnerável”, explicou Fabio.
A.C.
Revista Apólice