
O Grupo Segurador Banco do Brasil e Mapfte é um dos apoiadores da edição 2013 do Festival Vale do Café. O incentivo foi viabilizado por meio da Lei Rouanet.
“Procuramos apoiar a realização de iniciativas culturais importantes e, nesse caso, com caráter educativo integrado à ação, para fortalecer a presença do Grupo entre os mais variados públicos e, dessa forma, consolidar o nosso posicionamento perante a sociedade como uma empresa que acredita e investe no desenvolvimento da cultura nacional para todos os públicos”, destaca Fátima Lima, executiva de Sustentabilidade do Grupo.
Vencedor do Prêmio de Cultura do Rio de Janeiro na categoria Empreendedorismo, o Festival Vale do Café faz parte do calendário de eventos do estado carioca. A 11ª edição, que será realizada entre 16 a 28 de julho, homenageará três grandes nomes da música nacional e internacional: Vinícius de Moraes (100 anos), Giuseppe Verdi (200 anos) e Ernesto Nazareth (150 anos).
Entre as diversas atrações, o destaque é o cantor e compositor João Bosco, solista convidado para se apresentar com a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa (OSBM), em Resende, Barra Mansa, Piraí e Três Rios. No dia 27 de julho, ele se apresenta com sua banda na Praça Barão de Campo Belo, em Vassouras.
Durante o festival, turistas nacionais e internacionais assistem a apresentação de espetáculos e concertos realizados em igrejas, casarões, praças e fazendas, tendo como fonte de inspiração o Vale do Paraíba. O evento acontece nas seguintes cidades: Resende, Vassouras, Valença, Rio das Flores, Paty do Alferes, Miguel Pereira, Engenheiro Paulo de Frontin, Paracambi, Mendes, Barra do Piraí, Piraí, Pinheiral, Volta Redonda, Barra Mansa e Três Rios.
O festival também tem caráter educacional, com a realização de aulas gratuitas para cerca de 350 alunos, na maioria crianças e adolescentes. Do total de alunos beneficiados, 200 recebem bolsas integrais (com hospedagem e alimentação inclusas) para oficinas de violoncelo, contrabaixo, violino, sax, clarineta e trompete entre outras, graças ao apoio das Secretarias Estaduais de Cultura e Educação.
Idealizado por Cristina Braga e com direção artística de Turíbio Santos e Paulo Barroso, o Festival Vale do Café já recebeu mais de 800 mil pessoas em suas edições anteriores, contribuindo com o desenvolvimento econômico do interior do Estado do Rio de Janeiro.
J.N.
Revista Apólice