Ultima atualização 08 de March

powered By

Advogado fala para a WebsegurosTv sobre utilização do código genético no seguro

O aspecto legal da utilização do código genético no seguro foi o tema abordado pelo coordenador da Minhoto Advogados Associados, Dr. Paulo André Corrêa Minhoto, durante o programa WebsegurosTV, transmitido em 27/02 pela TV Geração Z e TV Uol. O professor Guilherme Contrucci, apresentador do programa, conduziu a entrevista por aproximadamente uma hora.
O assunto desenvolvido pelo advogado já foi até abordado pela ANSP, em evento chamado Café com Seguro.
Ao decorrer da entrevista, Paulo André expôs sua opinião jurídica sobre essa relação, a importância do mapeamento genético para a vida de cada indivíduo, além de explicar o fato do genoma apontar pela mutação, não significa que a pessoa irá desenvolver a doença. “Temos que respeitar a individualidade das pessoas e a dignidade humana, o exame só demonstrará uma possibilidade no desenvolvimento de uma enfermidade, mas não necessariamente que a pessoa ficará doente.”
Sobre como as seguradoras devem tratar o uso desse material genético, o Dr. Paulo André foi preciso ao afirmar que “Usar o código genético no seguro fere os princípios internacionais no qualo Brasil ésignatário. O código genético é inalienável”. Além desse aspecto, Paulo André pondera também para uma exposição irregular de informações dos ascendentes, descendentes e colaterais: “Como permitir o uso da minha informação genética a efeito de contratação de um seguro sem expor aos meus próximos, sejam meus descendentes e familiares? Aqui no Brasil é proibido usar o genoma, dentre outras coisas, para precificar um seguro”, opina o advogado.
Dr. Paulo André destaca que o código genético não é código de barras e a necessidade de respeitar os princípios  bioéticos: “Não se pode divulgar a quem quer que seja, a título comercial,  aquilo que é inalienável. Por enquanto, no Brasil, essa informação só pode ser usada para efeitos científicos, portanto essa informação para efeito de seguro é ilegal e um desrespeito à dignidade e ao ser humano”.

A.C.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.