De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), o Brasil tem a segunda maior população de cães e gatos do planeta, 101,1 milhões, só perdendo para os Estados Unidos. Até o final do ano, a previsão é que o número de bichanos no País chegue a 21,4 milhões e o de cães a 37,1 milhões. Dados a Abinpet revelam, ainda, que o mercado de produtos e serviços para bichos de estimação atingiu R$ 18,2 bilhões de faturamento em 2011.
Cada vez mais fazendo parte do dia-a-dia dos brasileiros, os pets já ganharam status de membros da família e como são cuidados como se fossem filhos e irmãos merecendo dedicação total – ainda mais nesse período marcado por inúmeras festas e viagens de férias. Pensando nisso a Europ Assistance criou um produto especial para os mascotes.
A Assistência Pet visa auxiliar quem tem animais de estimação de pequeno e médio porte (até 80 quilos) com serviços que ajudam o cliente em diversas situações. Desde as mais simples, como a falta de ração, até as mais complicadas, como sepultamento do animal. “São serviços que proporcionarão maior conforto e segurança em momentos emergenciais e do dia-a-dia, tais quais orientação para transporte aéreo de animais, agendamento de vacinas em domicílio e reembolso com gastos em veterinários”, destaca Mônica Pessoa, Diretora Comercial da Europ Assistance.
O pacote completo é formado por cerca de 15 serviços, dentre eles acionamento e/ou agendamento de leva e traz, indicação de clínicas veterinárias, pet shops e locais para banho e tosa, informações sobre venda de filhotes, hospedagem do pet por acidente ou doença do cliente e apoio psicológico familiar por telefone. “Tanto o tamanho do mercado, quanto a falta de tempo dos donos e a importância do animal para eles são fatores importantes e que destacam a relevância desse produto. A comodidade e a tranquilidade proporcionada pelos serviços disponíveis contribuem para a rotina dos donos e mantém os mimos e cuidados diários dos pets “, ressalta Mônica. A executiva enfatiza ainda que o produto é extremamente moldável aos diferentes públicos, sendo possível ter um pacote mais simples, com serviços indicativos e mais baratos para o público da emergente classe C ou algo bem robusto, com mais de dez serviços para públicos mais seletos.
A Assistência Pet está sendo comercializada inicialmente por meio do canal B2B, estendida aos usuários de cartões de créditos, cartões de lojas e seguros, entre outros. Estas bandeiras podem fazer a personalização dos pacotes negociados com seus clientes selecionando os serviços que gostariam de disponibilizar, levando em conta a necessidade e o perfil de cada público.
G.F.
Revista Apólice