Ultima atualização 02 de October

Sobe parcela de muito idosos em plano de saúde

Participação dos beneficiários com mais de 80 anos cresceu de 12% em junho de 2000 para 17% no mesmo período deste ano

A participação dos beneficiários de planos de saúde com mais de 80 anos cresceu de 12% em junho de 2000 para 17% no mesmo período deste ano entre os que têm mais de 60 anos, segundo o Iess, que representa empresas de saúde suplementar.

Subiu também, mas em menor proporção, a representatividade da faixa de 75 a 79.

Por outro lado, a parcela dos beneficiários com até 19 anos caiu de 31,8% para 25,4% do total no mesmo período. O dado é preocupante, segundo Luiz Augusto Carneiro, superintendente-executivo do instituto.

“A mudança demográfica da população brasileira apareceu antes no setor. O bônus demográfico no país vai acabar daqui a dez anos. Nos planos de saúde já começou.”

Para manter a sustentabilidade financeira na saúde suplementar, seria necessário mudar a determinação que proíbe que as empresas cobrem dos idosos valor superior a seis vezes o que pagam os beneficiários mais jovens.

“Outra solução seria desenvolver algum sistema de previdência”, diz.

A assistência ao idoso é um dos eixos prioritários da ANS, segundo a agência.

Entre as ações estão um estudo de iniciativas na área, a criação de indicadores e o estímulo às operadoras para que incentivem beneficiários da terceira idade a participarem de programas de acompanhamento da saúde.

Maria Cristina Frias/ coluna Mercado Aberto – Folha de S. Paulo

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.