Ultima atualização 18 de April

powered By

Projeto obriga seguradoras a especificar agravantes de riscos

A Câmara analisa o Projeto de Lei 7942/10, do deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), que obriga as seguradoras a especificar no contrato todas as situações consideradas agravantes de riscos para o segurado. A proposta proíbe as seguradoras de rescindir unilateralmente o contrato em razão do aumento do risco coberto, mas permite a cobrança de prêmio adicional nesses casos.
Atualmente, o Código Civil (Lei 10.406/02) faculta ao segurador “resolver o contrato” (extinguir o seguro) em caso de agravamento do risco. Já o projeto autoriza a seguradora a resolver o contrato apenas se houver culpa do segurado na agravação do risco.
Arnaldo Faria de Sá afirma que, em caso de seguros de vida, é natural que a saúde dos contratantes “entre em declínio” com o passar dos anos, situação previsível para as duas partes. “A única hipótese justificável seria o agravamento provocado pelo próprio segurado, com o exercício de atividades de risco, como esportes radicais”, argumenta.

Alteração nos contratos
Segundo o projeto, não poderá haver alteração unilateral dos contratos de seguro de vida. A proposta exige que a renovação das apólices tenha as mesmas condições previstas no contrato originário. Permite-se apenas a revisão do prêmio em razão da mudança de faixa de etária do segurado.
Para Faria de Sá, quem procura um seguro de vida não pensa em realizar o contrato pelo prazo de meses ou um ano. “Objetiva-se segurança, previsão, estabilidade e, principalmente, manutenção das condições pactuadas por prazo indeterminado, até a ocorrência de sinistro ou da morte do contratante”.
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Defesa do Consumidor; de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Maria Neves e Pierre Triboli
Agência Câmara de Notícias

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.