Ultima atualização 01 de April

powered By

Preço é determinado pela acuidade dos dados fornecidos pelos clientes

Os dados que os clientes fornecem para as seguradoras no momento da contratação do seguro são muito importantes na determinação do preço e das condições do contrato de seguro. Isso ocorre no caso de um seguro residencial, por exemplo. Dependendo da localidade da casa, há risco maior de assaltos. Ocorre o mesmo com automóvel, que tem ainda a variável do perfil do condutor. Idade, sexo e comportamento são determinantes para a variação do preço da apólice.
Segundo Valéria Cunha, assistente de direção do Procon São Paulo, é importante que o segurado preencha corretamente os formulários, para não haver problema no momento do sinistro. “O problema é que a maioria das pessoas não lê o contrato no momento da contratação do seguro, só na hora que precisa dele, e assimnão sabemqual é exatamente a cobertura”, diz Cunha.
De acordo ela, o número de reclamações com relação a seguros é estável e muito pequeno em relação ao número de reclamações de outros produtos financeiros, como cartão de crédito. “Mas eles existem e são sempre osmesmos”, diz Valéria.

Ranking
O maior número de queixas são sobre o produto de garantia estendida, no que tange os itens que têm cobertura e a forma da venda. Em alguns casos, o produto é empurrado no momento da venda e o parcela da garantia é dividida junto como financiamento do produto. “Muitas vezes, o cliente não sabe de que se trata aquele acréscimo na parcela”, afirma.
Os outros problemas são com relação às cláusulas de exclusão do contratos. Mas, neste caso, o consumidor tem parte na culpa, por não ler a apólice, segundo Valéria. “O Código de Defesa do Consumidor determina que as claúsulas que restringem o direito do consumidor estejam em destaque, em negrito ou sublinhado, para que fique claro para o cliente a que ele tem direito”, diz a técnica do Procon-SP. O órgão registrou 4.151 atendimentos sobre seguros nos últimos 12 meses.Não é possível comparar o número com o de 2008, pois a forma de compilar os dados mudou nesse intervalo.

Brasil Econômico

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.