Em almoço realizado quinta-feira (21) pelo Sindicato das Seguradoras no RS,em Porto Alegre, o presidente do Sincor-RS, Celso Marini, fez uma exposição sobre as oportunidades no mercado segurador e também das atividades do sindicato dos corretores. “Em 2012 foi mais um ano de crescimento para o mercado de seguros. A soma dos segmentos de seguros, previdência e capitalização atingiu o expressivo montante de R$ 157 bilhões, crescendo 21,3% sobre 2011”, destacou no início da palestra. De acordo com Marini o mercado vivência no Brasil um momento inédito, marcado por acentuados níveis de expansão em praticamente todos os segmentos e tipos de produto e, principalmente, por amplas oportunidades nas mais diversas frentes. Ele falou sobre as atividades do Sincor-RS no Estado e lamentou que dos 5.541 corretores apenas 30% são associados a entidade. Disse que foi um avanço a aprovação da Lei Estadual que determina a presença de um corretor de seguros nos estabelecimentos onde se comercializa o produto. Também destacou a parceria com seguradoras e entidades para a realização de palestras e eventos de qualificação, na capital e interior do Estado, além de todas vantagens oferecidas em benefício dos associados.
O evento ainda contou com a presença do presidente do Sindseg-RS, Julio Cesar Rosa, que em seu discurso de abertura chamou novamente a atenção para o aumento da violência em Porto Alegre e Região Metropolitana, sobretudo no furto e roubo de veículos. “O valor pago pelo mercado negro a um puxador de auto, normalmente um menor sob o efeito de entorpecentes, é de mil reais por veículo”, denunciou. Julio Rosa, acompanhado do presidente do Sincor-RS, Detran RS, e Polícia Civil estará hoje no Rio de Janeiro para apresentar às autoridades o projeto Pátio Legal, um espaço que abriga os veículos salvados. A ideia é implantar o projeto aqui no Sul. O presidente do Sindseg-RS ainda homenageou ontem, durante o almoço das seguradoras, o corretor
O Sindseg-RS também lançou durante o Almoço do Mercado segurador um novo programa, realizado em parceria com o Grupo JRS, de entrevistas de vídeo sobre o setor de seguros junto ao público consumidor. A empresa de comunicação realizou um conjunto de entrevistas no Centro de Porto Alegre e apresentou ontem durante o evento, questionando o público em geral sobre seguros e sua função social. Uma estudante da UFRGS surpreendeu positivamente nas respostas, mas a maioria dos entrevistados demonstrou pouco conhecimento sobre o assunto, sobretudo quando questionados sobre a função social do seguro. No próximo evento, em abril, o editor Jorge Carvalho,informou que deverá trazer a abordagem a estudantes de ensino médio, de duas escolas de Porto Alegre.
A.C.
Revista Apólice