Ultima atualização 10 de dezembro

Seguradoras encontram novos usos para títulos de capitalização

O título de capitalização mais conhecido pelo público em geral é, sem dúvida, a Tele Sena, que tem forte apelo dos sorteios.Outra modalidade também amplamente difundida é o produto tradicional, com as componentes de acumulação e sorteio, distribuída principalmente por bancos. A modalidade que está despertando grande interesse, agora, é a de “incentivo”, em que quem adquire o título é uma empresa, que cede gratuitamente ao seu cliente participante da sua promoção o direito a concorrer o sorteio.
“Esta é uma modalidade que existe há algum tempo, mas era usado basicamente por seguradoras para colocar o atributo de sorteio nas apólices. Agora, esse modelo está expandindo para outras empresas”, conta Gustavo Rosa, gerente de produtos de capitalização da Icatu Seguros.
Ele dá o exemplo de uma parceria recente que a Icatu fez com a GetNet, empresa de captura de transações eletrônicas, que faz a recarga de celular nos terminais que passam cartões de crédito e débito. Foi feita a promoção “Recarga Premida”, em que os clientes que fizessem a recarga de seus celulares em um terminal da GetNet concorria a prêmios em dinheiro. O sorteio nada mais era do que uma série de títulos de capitalização que a empresa comprou e cedeu o direito ao sorteio a seus clientes.
A companhia líder no segmento de incentivo é a SulaCap, braço de capitalização da Sulamérica, que já desenvolveu soluções para Gol, Renner, Pernanbucanas, Editora Abril, Nestlé, Unilever, entre outras.
Em 2007, a companhia atuava quase que apenas com o produto de garantia de aluguel e tinha faturamento de R$ 280 milhões. Para 2011, a projeção é chegar a R$ 1 bilhão. Grande parte desse salto se dever ao foco que a empresa deu para produto de incentivo.
“Como não temos rede de distribuição (balcão de banco), precisamos criar”, diz Cesar Tadeu Dominguez, diretor comercial da SulaCap. O produto de garantia de aluguel, que é um título de capitalização adquirido pelo inquilino em alternativa ao fiador e ao seguro fiança, hoje representa 45% do negócio da SulaCap. Em 2007, respondia por 90% das receitas.
“Com o produto de incentivo, criamos soluções para as empresas ganharem mais dinheiro com o seu negócio”, diz Tadeu Dominguez. Eduardo Fonseca, gerente de produtos da SulaCap. Para ele, é possível criar soluções para promoções feitas por varejistas, companhias prestadoras de serviços públicos e seguradoras.
Para um convênio de redes de supermercados, por exemplo, eles acabaram de desenvolver o produto “Troco premiado”, em que em vez de receber o troco em dinheiro, o cliente opta por “comprar” um título de capitalização que dá o direito a concorrer a um prêmio em dinheiro de algumas vezes o valor do “troco”.
“O núcleo o produto de capitalização é o mesmo. O que muda são as aplicações”, comenta Rosa, da Icatu. E as aplicações não têm limite para criatividade.
Nem produtos de investimento escapam. A Icatu já vendeu títulos para bancos de médio porte, como Banrisul e Banco Gerador, que os atrelaram a Certificados de Depósito Bancário (CDBs), que se tornaram “CDB premiado”. O negócio tem ganhado tamanha relevância, que a Icatu irá criar uma área para cuidar apenas dos produtos de incentivo.

Thaís Folego
Brasil Econômico

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock