Ultima atualização 17 de setembro

Scapini completa dois anos de uso da telemetria Sascar

A Scapini Transportadora e Logística contratou um sistema completo de telemetria Sascar, o SasTM full, em 2008, além de optar pelo Sascarga, como sistema de contingência para rastreamento e localização dos caminhões que compõem sua frota.
“Quando contratamos a telemetria, nós planejávamos utilizar as ferramentas para garantir mais segurança para a frota e aos profissionais e melhorar a produtividade. Mas obtivemos também redução de custos, diminuindo as infrações e o número de acidentes”, afirma Antonio Bolzon, supervisor de monitoramento de frota da Scapini.
Anteriormente eram registrados aproximadamente 115 mil picos de velocidade mensais (quando o motorista ultrapassava a velocidade permitida pelo trecho) no período de janeiro a abril deste ano. A partir de abril, este número caiu para 35 mil picos. “Atuamos de forma preventiva visando evitar excessos que podem proporcionar quebras e acidentes. Conseguimos economizar também nos gastos com reposição de pneus e lonas de freio, entre outras peças”, complementa Giovanni Salzano, gestor de telemetria da Scapini.
Outras vantagens são a possibilidade de acompanhar em tempo real as ocorrências com cada um dos veículos da frota, inclusive com o estabelecimento de velocidades por trechos, e a dirigibilidade de cada um dos motoristas, o que permite à empresa dar orientações personalizadas e desenvolver treinamentos em grupo mais focados.
No quesito acompanhamento individual dos profissionais foram definidos padrões e metas que são avaliados e revisados frequentemente pelos gestores, que atribuem notas de desempenho – a ideal é que a nota esteja sempre acima de 8.0. “Dependendo da nota obtida pelo motorista e dos parâmetros avaliados, ele é aprovado ou encaminhado para o treinamento correspondente. Com isto, a mudança de percepção dos motoristas em relação ao próprio trabalho e os objetivos da empresa melhorou muito”, explica Salzano.
De acordo com Bolzon, com os ajustes iniciais da solução de telemetria para atender às especificidades da Scapini e ao treinamento dos usuários, a companhia pode estabelecer melhores parâmetros para uso de ignição, embreagem, freio e marcha, índices de velocidade, banguela, entre outros itens, para condução mais eficiente da frota, bem como planejar melhor a logística de cada viagem. “Outra vantagem é que hoje nós só interferimos no momento em que ocorre uma quebra dos parâmetros estabelecidos”, comenta o supervisor da Scapini.

Sascarga
Ao escolher o SasTM, a Scapini optou também pelo Sascarga, produto Sascar, como sistema de contingência para rastreamento e localização de seus veículos. “Segurança é sempre uma prioridade da Scapini, por isto temos dois sistemas de rastreamento e localização contratados para zelar pela segurança de nossos profissionais, carga transportada e dos veículos da empresa”, afirma Antonio Bolzon, supervisor de monitoramento de frota da Scapini.
O produto possibilita a emissão de relatórios de jornada, com quilômetros rodados, coletas, entregas, desvio de rota e paradas indevidas, entre outros itens.

J.N.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock