Ultima atualização 05 de junio

powered By

Expertise Tokio Marine apresenta novidades no seguro imobiliário

Expertise Tokio Marine
Expertise Tokio Marine para Seguros Imobiliários

EXCLUSIVO – A Tokio Marine promoveu na última quarta-feira (4), em São Paulo, mais uma edição do Expertise, evento que reuniu executivos, economistas e especialistas para debater as oportunidades e os desafios do mercado de seguros imobiliários. Realizado no Tokio Marine Hall, o encontro apontou o foco da seguradora com a inovação e a expansão de sua atuação no setor.

Na abertura do evento, o presidente da Tokio Marine Seguradora, José Adalberto Ferrara, destacou a importância da relação com os corretores como parte essencial da estratégia da companhia para o desenvolvimento de produtos voltados ao mercado imobiliário. Ele apresentou números que comprovam o crescimento e a solidez da seguradora, como uma base de 44 mil corretores, lucro líquido de R$ 1,4 bilhão e R$ 13,9 bilhões em prêmios emitidos nos últimos 12 meses. O portfólio da empresa conta hoje com mais de 90 produtos e 2.120 serviços. “Acreditamos que a indústria nacional tem poder de chegar a parâmetros internacionais e, segundo as previsões, atingir a quase 13% do PIB”, exalta.

Entre os destaques do evento, o Diretor Executivo de Produtos Massificados da Tokio Marine, Marcelo Goldman, mostrou os principais números e resultados da companhia no ramo de seguros imobiliários, com foco especial no seguro fiança locatícia. Lançado em 2019, esse produto já registrou crescimento de 210% entre 2020 e 2024, atingindo R$ 1,7 bilhão em receita. A projeção para 2025 é de R$ 2 bilhões em receitas.

Durante seu painel, Goldman informou que a carteira teve um aumento de 52% em 2024, comparado a 2023, o que posiciona a seguradora como a terceira maior do mercado em fiança locatícia. Já no Seguro Imobiliário, o crescimento no mesmo ano foi de 31%, com receita de R$ 143 milhões e previsão de alcançar R$ 500 milhões em receitas até o fim de 2025. Segundo Goldman, ainda há um amplo espaço para expansão. “

Dados do Censo 2022 apontam mais de 26 milhões de imóveis com potencial para contratação de seguros. Atualmente, o seguro fiança representa apenas 14% das garantias locatícias, enquanto o fiador responde por 38% e o depósito caução por 48%. “Temos que aproveitar a oportunidade de gerar novos negócios em cima desse segmento. O seguro como um todo é a melhor maneira de de gerar mais segurança para o cliente final”, enfatizou.

A programação contou ainda com uma análise do cenário econômico conduzida por Marília Fontes, sócia-fundadora e economista da Nord Research, que destacou que, apesar da taxa Selic ainda elevada, a inadimplência segue controlada, o que mantém o crédito ativo e sustenta o crescimento do mercado imobiliário. Marília compartilhou também que o setor vem surpreendendo positivamente, com vendas em alta e índices de confiança industrial acima da média. Segundo ela, a expectativa de queda dos juros no médio prazo deve impulsionar ainda mais o desempenho do segmento. O professor Romeo Busarello, da ESPM e do Insper, também diretor de transformação digital da Tecnisa e conselheiro da StartSe, abordou em sua participação as mudanças no comportamento do consumidor e o impacto das novas tendências no setor de seguros.

Na sequência, Magda Truvilhano e Ed Floresta, respectivamente Superintendente de Produtos RD Massificados e gerente de produtos imobiliários da Tokio Marine, apresentaram as principais inovações entregues pela seguradora nos últimos anos. Entre elas estão o aluguel mais flexível para pessoas físicas e jurídicas, a integração de sistemas via API, melhorias no processo de faturamento, a criação da célula de estratégia comercial, a oferta de coberturas inéditas como furto de bens fixos, assistência ecológica alinhada ao ESG e a utilização de robôs para análise de propostas em lote. Também foi destacada a redução do tempo médio de indenização para até cinco dias úteis, tornando a Tokio Marine pioneira no mercado nesse quesito. 

Por fim, eles apresentaram as próximas inovações que serão lançadas pela seguradora ainda este ano, sendo elas: o uso de biometria facial como camada adicional de segurança, que compreende todos os envolvidos no processo de locação (proprietário e inquilino); o lançamento do seguro imobiliário plurianual, com proteção válida durante toda a vigência do contrato; e pagamentos mais flexíveis. ‘Aqui queremos atender uma necessidade do mercado imobiliário, com o intuito de oferecer mais confiança e segurança’, comentou a executiva.

Nicholas Godoy, em São Paulo

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Resumen de privacidad

Esta web utiliza cookies para que podamos ofrecerte la mejor experiencia de usuario posible. La información de las cookies se almacena en tu navegador y realiza funciones tales como reconocerte cuando vuelves a nuestra web o ayudar a nuestro equipo a comprender qué secciones de la web encuentras más interesantes y útiles.