Ultima atualização 19 de mayo

powered By

ENS participa da 12ª Semana Nacional de Educação Financeira

Na última semana aconteceu a 12ª Semana Nacional de Educação Financeira (Semana ENEF), no Rio de Janeiro, que teve como tema “Educação Financeira para Crianças e Jovens: Preparando a Sociedade para Escolhas Conscientes”. Organizada pelo Fórum Brasileiro de Educação Financeira (FBEF), a iniciativa teve como objetivo de ampliar, em todo o País, o acesso à educação financeira, securitária, previdenciária e fiscal. A partir disso, a Escola de Negócios e Seguros (ENS) marcou presença e participou ativamente desta edição.

No primeiro dia de atividades, os dirigentes da Instituição, Lucas Vergilio (presidente) e Paola Casado (diretora-geral) estiveram presentes na cerimônia de abertura. Eles se reuniram com o superintendente da Susep, Alessandro Octaviani, e com o diretor de Regulação Prudencial e de Estudos Econômicos da autarquia, Airton Almeida, para alinhar detalhes do Acordo de Cooperação Técnica que será firmado entre as duas entidades.

Na terça-feira, 13, a diretora de Ensino da ENS, Maria Helena Monteiro, e a coordenadora de Conteúdo e Planejamento da Escola, Esmeralda Rocha, integraram o workshop gratuito “Construindo Futuros: uma mobilização pela Educação Financeira no Brasil”.

Em sua intervenção, Monteiro apresentou as cartilhas criadas pela ENS especialmente para a Semana ENEF (ver anexos), que enfatizam conteúdos educativos para jovens alunos. “Levar a educação em seguros para dentro das escolas é um passo fundamental para preparar as futuras gerações para decisões mais conscientes, com planejamento e segurança. Este é um projeto que nos enche de orgulho. Desenvolvemos materiais didáticos com linguagem acessível, criativa e envolvente, voltados a jovens entre 11 e 17 anos. Foram produzidas duas cartilhas interativas, segmentadas por faixa etária, além de vídeos em formato de reels, com o objetivo de ensinar, de forma lúdica, planejamento financeiro, consumo consciente, previdência privada e seguros”, explicou a diretora.

A executiva detalhou a proposta pedagógica dos materiais. “Para alunos do Fundamental II, criamos personagens, jogos e desafios que ajudam a compreender o valor do dinheiro e da proteção. Já os adolescentes do Ensino Médio foram abordados com temas voltados à autonomia, propósito e escolhas para o futuro, inclusive sobre a importância de pensar em previdência desde cedo. Introduzimos os ‘super-heróis da proteção’, que representam as seguradoras e os corretores de seguros, e usamos recursos como gamificação, memes, animes e quizes. Nosso propósito é formar cidadãos mais conscientes e preparados para construir um futuro mais seguro, em todos os sentidos”, concluiu.

Na sequência, foram realizados painéis estratégicos, o segundo deles sobre o tema “Como aplicar educação financeira nas escolas?”. Na ocasião, Esmeralda Rocha apresentou iniciativas voltadas à inserção da educação financeira nas escolas brasileiras, desde a primeira infância até o Ensino Médio.

Também participaram do painel a coordenadora-geral de Estratégia da Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), Ana Valeria Dantas; a diretora da Didak Consultoria, Laura Coutinho; e a diretora do Mirador, Magda Germany.

workshop foi realizado em formato híbrido, com transmissão ao vivo pelo canal da Susep no YouTube. Clique no link e confira na íntegra.

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Resumen de privacidad

Esta web utiliza cookies para que podamos ofrecerte la mejor experiencia de usuario posible. La información de las cookies se almacena en tu navegador y realiza funciones tales como reconocerte cuando vuelves a nuestra web o ayudar a nuestro equipo a comprender qué secciones de la web encuentras más interesantes y útiles.