Ultima atualização 06 de marzo

Planos Odontológicos crescem e sustentabilidade exige uso consciente

Com mais de 34 milhões de beneficiários, setor de planos odontológicos busca equilíbrio entre crescimento e viabilidade econômica
sinog
Roberto Cury, presidente do Sinog

O acesso à saúde bucal nunca esteve tão em evidência no Brasil. Com um crescimento constante nos últimos anos, os planos odontológicos atingiram a marca de 34,46 milhões de beneficiários em dezembro de 2024, segundo dados da ANS, impulsionados pela maior conscientização da população que busca o bem-estar e a qualidade de vida. Mas, por trás desse avanço, há um desafio central: garantir a sustentabilidade do setor diante do aumento da demanda e da exigência cada vez mais alta dos beneficiários por serviços de qualidade e próximos de seu local do trabalho ou de sua residência.

Os planos odontológicos operam sob o princípio do mutualismo, garantindo acesso universal a tratamentos de qualidade. Em essência, quando os Beneficiários pagam uma mensalidade, esse valor é utilizado para cobrir os custos de cuidados dentários para todos que precisam, desde os procedimentos simples, como consultas e limpezas, até os tratamentos mais especializados, como de canal, cuidados com a gengiva e cirurgias, entre outros.

É por meio desse mecanismo que os custos são distribuídos de forma equilibrada entre todos, assegurando que ninguém fique sem atendimento em função de uma incapacidade financeira individual. O sistema mutualista depende, portanto, do equilíbrio entre as contribuições dos Beneficiários e o uso dos serviços. “Assim, promover o uso consciente é essencial para que o modelo continue a oferecer acesso a tratamentos de qualidade, beneficiando todos os usuários”, salienta Dr. Roberto Cury, presidente da SINOG – Associação Brasileira de Planos Odontológicos, que representa 72% do mercado no segmento.

Para manter esse sistema sustentável, é preciso uma gestão eficiente por parte das operadoras de planos odontológicos, o que inclui controle de custos, eficiência e prevenção a fraudes. Acima de tudo, é fundamental que haja, também, o compromisso dos Beneficiários em manter suas mensalidades em dia.

“Um dos grandes desafios do setor é fidelizar os beneficiários para que não cancelem o plano logo após a conclusão do tratamento.  Essa oscilação na carteira de clientes, mais comum nos planos individuais, pode encarecê-los”, diz Dr. Cury, reforçando a importância de as pessoas entenderem que ter e manter uma rotina adequada de higiene bucal durante toda a vida é sinônimo de saúde e bem-estar e impacta significativamente na qualidade de vida não somente da saúde bucal, mas também integral na saúde das pessoas.

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Resumen de privacidad

Esta web utiliza cookies para que podamos ofrecerte la mejor experiencia de usuario posible. La información de las cookies se almacena en tu navegador y realiza funciones tales como reconocerte cuando vuelves a nuestra web o ayudar a nuestro equipo a comprender qué secciones de la web encuentras más interesantes y útiles.