Ultima atualização 27 de diciembre

powered By

Susep aprova plano de regulação para 2025

Alessandro Octaviani (FOTO:  Ruy Baron/Valor)
Alessandro Octaviani (FOTO: Ruy Baron/Valor)

Foi publicada no Diário Oficial da União do dia 26 de dezembro a Resolução Susep n° 47/2024, que aprova o Plano de Regulação da Autarquia para o exercício de 2025. A publicação do plano de regulação promove a transparência e facilita futuros diálogos com os diversos atores do setor, uma vez que permite que todos possam elaborar suas próprias perspectivas sobre os assuntos e, assim, contribuir com os debates e com a construção da disciplina jurídica sob a qual devem exercer suas atividades.

Para 2025, estão previstos quatro grandes temas: Economia do Seguro e Ordem Econômica; Produtos e Conduta; Prudencial, Societária e Governança; e Infraestruturas. Dentro destes temas, serão desenvolvidos subtemas, com as suas respectivas entregas. Além dos temas principais, o documento prevê outros que serão tratados conforme a disponibilidade de tempo e de recursos.

Dentre os temas prioritários incluídos no documento, estão a regulação da Lei 15.040/2024 (Lei do Contrato de Seguro), que dispõe sobre normas de seguro privado, e a regulação da Lei que será editada em decorrência da aprovação do PLP 143/2024, que regulamentará o funcionamento de cooperativas de seguros e de grupos de proteção patrimonial mutualista, além de promover uma ampla reforma no Sistema Nacional de Seguros Privados e ampliar os instrumentos de supervisão à disposição da Susep.

O Superintendente, Alessandro Octaviani, destacou o trabalho que a Susep terá em 2025 com a regulamentação da nova legislação. “Nós tivemos a aprovação de duas leis estruturantes do nosso mercado, uma para trazer mais confiança e outra para trazer mais concorrência para o mercado. Trata-se da maior reforma legal no ordenamento jurídico do seguro desde 1966”.

Outro tema em destaque é a regulamentação relacionada aos corretores de seguros, que prevê normativo que disporá sobre os corretores de seguros, as entidades autorreguladoras do mercado de corretagem e as instituições de ensino autorizadas a ministrar curso e a realizar exame de corretores de seguros.

O plano de regulação consiste em ferramenta de execução do Planejamento Estratégico Institucional da Susep e está alinhado com a missão institucional da Autarquia de buscar o desenvolvimento nacional, estimulando e promovendo os mercados de seguros, resseguros, previdência complementar aberta e capitalização. Para 2025, a meta é executar, no mínimo, 70% das entregas previstas no plano de regulação.

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Resumen de privacidad

Esta web utiliza cookies para que podamos ofrecerte la mejor experiencia de usuario posible. La información de las cookies se almacena en tu navegador y realiza funciones tales como reconocerte cuando vuelves a nuestra web o ayudar a nuestro equipo a comprender qué secciones de la web encuentras más interesantes y útiles.