Ultima atualização 06 de diciembre

powered By

Normativo de Seguro de Vida Universal entra em consulta pública

Proposta visa aprimorar a regulamentação vigente, tornando o produto mais compreensível para os segurados
Jessica Bastos, diretora de organização de mercado e regulação de conduta (foto:reprodução Linkedin)
Jessica Bastos, diretora de organização de mercado e regulação de conduta (foto:reprodução Linkedin)

 Nesta sexta, dia 6, foi publicado no Diário Oficial da União o Edital de Consulta Pública nº 12/2024, referente à minuta de Resolução CNSP que dispõe sobre as regras e os critérios para estruturação, comercialização e operacionalização do Seguro de Vida Universal.

A Diretora de Organização de Mercado e Regulação de Conduta da Susep, Jessica Bastos, esclarece que “a revisão busca aprimorar a regulamentação vigente, não apenas do ponto de vista técnico, mas também para tornar o produto mais compreensível aos consumidores, notadamente pelo fato de o seguro de vida universal não ser amplamente conhecido no Brasil”.

A iniciativa está prevista no Plano de Regulação para os exercícios de 2023/2024, e tem por objetivo substituir o normativo atual, a Resolução CNSP nº 344, de 26 de dezembro de 2016. A revisão busca, ainda, ampliar a flexibilidade na operação do produto e ajustar alguns aspectos técnicos à realidade do mercado nacional.

Além disso, busca-se melhorar a organização do arcabouço regulatório, reservando o trato de questões prudenciais para as normas específicas, promovendo a compatibilização com normativos mais recentes, e flexibilizando alguns aspectos operacionais.

Dentre as principais alterações propostas, estão: a dispensa da aprovação prévia de produtos; revisão de nomenclaturas; alteração da vigência mínima; possibilidade de aportes de prêmios extraordinários, para conferir maior flexibilidade e adequação às necessidades dos segurados; e remuneração do saldo na provisão de suporte ao risco por índice referenciado à taxa do Certificado de Depósito Interbancário (CDI).

Com o objetivo de conferir transparência à ação regulatória da Susep, bem como de assegurar que as partes interessadas possam contribuir para a construção do normativo, a consulta pública estará aberta por 30 dias a contar da publicação do Edital nº 12/2024.

Consulte o Edital e demais documentos da Consulta Pública.

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Resumen de privacidad

Esta web utiliza cookies para que podamos ofrecerte la mejor experiencia de usuario posible. La información de las cookies se almacena en tu navegador y realiza funciones tales como reconocerte cuando vuelves a nuestra web o ayudar a nuestro equipo a comprender qué secciones de la web encuentras más interesantes y útiles.