Ultima atualização 10 de octubre

Especialistas discutem riscos e soluções fornecidos pelo seguro cibernético

No dia 16 de outubro, webinar que será realizado pela FenSeg e CNseg, com apoio da ABGR, reúne sete especialistas para discutir a exposição aos riscos cibernéticos no contexto atual; evento é dirigido a corretores, segurados e público em geral

A Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg) e a Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg) realizarão, no próximo dia 16 de outubro, quarta-feira, entre 11h e 12h30, o webinar “Seguro Cibernético: Tipos de Riscos e Soluções de Seguros“. O evento, que será online e gratuito, reunirá diversos especialistas para discutir as crescentes ameaças no mundo digital e as melhores práticas de proteção através dos seguros.

Com a participação de sete debatedores conceituados, o encontro abordará as questões levantadas pelo relatório “Seguros, Novo PAC e Neoindustrialização”, além de esclarecer dúvidas de corretores, segurados e público em geral. O evento conta com apoio da Associação Brasileira de Gerência de Riscos (ABGR) e visa ampliar os debates sobre os riscos envolvidos e as coberturas disponíveis no contexto do Seguro Cibernético.

Entre janeiro e junho de 2024, o Seguro de Riscos Cibernéticos registrou um faturamento expressivo, revelando a preocupação das empresas com a proteção do negócio contra a ação nociva de hackers. O levantamento da CNseg identificou que, somente no primeiro semestre de 2024, foram arrecadados R$ 110,6 milhões, alta de 12,7% se comparado com igual período do ano passado.

Destinado às empresas, o seguro de riscos cibernéticos oferece proteção contra danos diretos ocasionados por ciberataques que geram perdas financeiras, como extorsão e lucros cessantes, e de conteúdo informacional, como vazamento de dados. Além disso, pode ser utilizado para cobrir reclamações decorrentes de uso indevido de informações e violação da privacidade e dos direitos de propriedade intelectual.

Victor Perego, um dos palestrantes do webinar e membro da comissão de Linhas Financeiras da FenSeg, explica que este seguro contém dois grupos de coberturas: um de Responsabilidade Civil, que recupera prejuízos causados a terceiros envolvendo indenizações, multas e custos de defesa, relacionados, em muitos casos à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD); e outro que garante respostas a incidentes, ressarcindo despesas que a empresa segurada terá para se recuperar de um ataque cibernético.

“As coberturas, em resposta ao ataque cibernético, serão acionadas de acordo com o impacto e características do incidente. Mas duas delas acabam sempre sendo necessárias: a perícia forense digital e a restauração de dados. Isso porque o trabalho envolve entender o que aconteceu e restaurar o ambiente que foi comprometido”, explica Perego.

O executivo cita outros exemplos. “Se houve interrupção da rede da empresa, há a cobertura de lucros cessantes para reparar os prejuízos decorrentes; se dados foram vazados, as pessoas atingidas terão que ser notificadas; e se o incidente teve repercussão midiática, nas redes sociais e na imprensa, com a exposição negativa da imagem da companhia, há a cobertura para garantir a chamada restituição de imagem, acionando os serviços de comunicação que incluem Relações Públicas e assessoria de imprensa”, lista.

As inscrições para o webinar “Seguro Cibernético: Tipos de Riscos e Soluções de Seguros” são gratuitas e podem ser feitas aqui.

Participantes confirmados:

– Marcia Ribeiro – Assessora Técnica do Conselho e Diretoria da ABGR

– João Fontes – Coordenador da Subcomissão de Linhas Financeiras da FenSeg e Superintendente de Financial Lines da AIG Seguros Brasil

– Victor Perego – Membro da Subcomissão de Linhas Financeiras da FenSeg e Gerente de Subscrição de Cyber da AIG Seguros Brasil

– Daniela Pereira – Diretora de Vendas da Security Scorecard

– Hellen Fernandes – Gerente Executiva de Subscrição Financial Lines e Cyber da Zurich Brasil

– Marcia Cicarelli – Sócia de Seguros e Resseguros da Demarest Advogados

– Paulo Miller – Assessor do Diretor de Regulação Prudencial e Estudos Econômicos da SUSEP

– Allex Amorim – Fundador do CISO’s Club e Presidente do Instituto Brasileiro de Segurança, Proteção e Privacidade de Dados (IBRASPD).

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Resumen de privacidad

Esta web utiliza cookies para que podamos ofrecerte la mejor experiencia de usuario posible. La información de las cookies se almacena en tu navegador y realiza funciones tales como reconocerte cuando vuelves a nuestra web o ayudar a nuestro equipo a comprender qué secciones de la web encuentras más interesantes y útiles.