Ultima atualização 12 de septiembre

Sindseg PR/MS celebra 100 anos com festa

Celebração do Sindseg PR/MS vai reunir representantes das 20 seguradoras associadas e mais de 480 convidados

A instituição que representa as seguradoras no Paraná e no Mato Grosso do Sul, o Sindseg PR/MS, vai celebrar 100 anos de atividade com uma grande festa nesta sexta-feira (13/09), em Curitiba, que exaltará o passado da entidade, mas que também pretende antecipar as novas tecnologias que influenciarão o mercado segurador e o modo de vida das pessoas nos próximos anos.

Está confirmado que haverá uso de inteligência artificial generativa na cerimônia de abertura, mas a entidade não revelou antecipadamente como a IA será aplicada. O roteiro do evento prevê que haverá os tradicionais discursos de presidentes de seguradoras e autoridades presentes, uma apresentação artística e o jantar, seguido de baile.

A confraternização vai reunir cerca de 480 pessoas entre dirigentes das 20 companhias associadas e seus convidados, na maioria securitários, corretores ou funcionários de assessorias.

O presidente do Sindseg PR/MS Altevir Prado explica que o sindicato é um dos mais longevos do setor e tem excelente interlocução com o setor público e com as demais entidades representativas.

“Nos discursos e até no vídeo que vamos apresentar no dia do evento, as pessoas vão perceber o quanto a atividade representativa sempre foi e continua sendo fundamental. Vamos demonstrar como o Sindicato foi determinante para o crescimento dos seguros e consequentemente para a economia do estado, mas principalmente, entendendo que não é uma obra acabada, precisa sempre moldar sua atuação às exigências da modernidade com olhar atento para o futuro, antecipando os desafios e soluções”.

Entre as autoridades do setor segurador que confirmaram presença na festa estão o presidente do Conselho Diretor da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), Roberto Santos, e o presidente da Federação Nacional dos Corretores de Seguros Privados (Fenacor), Armando Vergílio dos Santos.

O evento será no Salão Azul do Clube Curitibano, com início da cerimônia programada para 19h30. O Sindicato não disponibilizou estacionamento e recomenda que os convidados utilizem táxi ou transporte por aplicativo.

Presente de inovações

A atual gestão do Sindseg PR/MS realizou uma série de inovações nos mecanismos de comunicação do mercado segurador com a sociedade. Ampliou os meios digitais de troca de informações e também inovou na linguagem (mais leve e atraente com auxílio da publicidade), adicionando novas estratégias.

Com o lançamento de um livro chamado “Legado Assegurado” e de uma exposição, “Seguro através do tempo”, o Sindseg PR/MS procurou utilizar a história dos seguros (desde 2.500 a.C.) para mostrar à sociedade a sua importância. Foram feitos eventos de lançamento com palestras em cinco cidades do Paraná (Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Curitiba e Cascavel).

A programação de um ano de atividades ainda incluiu postagens quase diárias nas redes sociais, um ciclo de palestras com seis dirigentes de seguradoras associadas e a edição especial de um selo comemorativo dos Correios.

Passado de transformações

A origem do Sindseg PR/MS remonta a 28 de agosto de 1924. As duas entidades associativas de âmbito nacional sediadas na então capital do Brasil, o Rio de Janeiro (Associação de Companhias de Seguros e a Fire Insurance Association of Rio de Janeiro) determinam a criação de um comitê, em Curitiba, para regular e apoiar o trabalho das seguradoras no Paraná e em Santa Catarina.

Devido às distâncias e más condições das vias no início do século passado, logo os membros do Comitê que moravam em Santa Catarina pediram o desmembramento e, em 1929, ocorreu a alteração para Comitê Local Paranaense de Seguros. A carta sindical só foi expedida em 1952.

O Comitê, que no início tinha função mais direcionada para repassar as regras do setor, fiscalizar a aplicação das tarifas, logo após seu desmembramento, ganha autonomia e passa a incluir grandes temas nas pautas de reuniões.

Convergência com interesse da sociedade

Para evitar prejuízos e perdas de vidas humanas desnecessárias, o Comitê aprovou doações sistemáticas para equipar o Corpo de Bombeiros da capital paranaense e chegou a criar uma inspetoria de risco, com técnicos que checavam os sistemas de combate a incêndio das edificações, para ajudar as companhias a avaliar os riscos.

As atas de reuniões desse período inicial do Sindseg PR/MS mostram que seus membros chegaram a liderar negociações diretas com o governo do estado, que tentava aumentar os impostos incidentes sobre o setor, além de discussões sobre a participação das companhias nas grandes obras para construção de portos e estradas de ferro, que proporcionaram o escoamento da safra e o crescimento econômico do Paraná.

O Sindseg PR/MS já reuniu em seus quadros grandes empresários, donos de veículos de comunicação e até um ex-governador (João Elísio Ferraz de Campos).

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

 
Resumen de privacidad

Esta web utiliza cookies para que podamos ofrecerte la mejor experiencia de usuario posible. La información de las cookies se almacena en tu navegador y realiza funciones tales como reconocerte cuando vuelves a nuestra web o ayudar a nuestro equipo a comprender qué secciones de la web encuentras más interesantes y útiles.