EXCLUSIVO – Em parceria com o Sindicato das Seguradoras de São Paulo (Sindseg-SP), a Revista Apólice realizou na manhã desta quinta-feira, 28 de novembro, o 1º Fórum Apólice Tendências, com o tema “Como o open insurance pode contribuir para a distribuição do mercado de seguros?”. O evento ocorreu no auditório da sede da entidade.
O assunto foi selecionado para o debate por sua importância para a democratização do acesso às novas maneiras de oferecer os produtos de seguro para o consumidor. O conceito de open insurance trata-se de um modelo de negócio no qual os produtos, serviços, informações e funcionalidades de uma companhia estão disponíveis para consumo de qualquer outra organização, desde que se tenha o aval de todos os envolvidos, de maneira simples, através de API´s publicados em plataformas.
O painel “Open Insurance pode democratizar o acesso ao mercado” contou com a mediação de Kelly Lubiato, diretora de Redação na Revista Apólice, e a participação de Renato Terzi, CEO da GR1D; Cristiano Barbieri, vice-presidente de Estratégia Digital, Inovação e Tecnologia na SulAmérica; e Bárbara Bassani, sócia na área de Seguros e Resseguros no Tozzini Freire Advogados. Foram abordados diversos temas, entre eles os conceitos do movimento que ainda estão indefinidos, as possibilidades de trocas de informações entre os entes do mercado e como os corretores podem levar mais produtos para os clientes.
Já no painel “API´s abrem acesso dos corretores a qualquer seguradora com itens publicados”, que contou com a participação de Terzi; Marcilio Oliveira, COO da Sensedia; e Celso Paiva, diretor do Sindicato e da Alfa Seguradora, foi discutido como o corretor de seguros pode utilizar API´s publicados, com produtos e serviços viabilizados pelo open insurance e o papel das seguradoras para disponibilizarem novas possibilidades para os corretores parceiros.
Para Terzi, “o open insurance é uma oportunidade de inclusão. A demanda dos consumidores está aumentando e eles não buscam apenas produtos, mas também uma experiência melhor”. Barbieri acrescentou: “Isso só é possível através da transformação digital”.
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