Ultima atualização 13 de noviembre

powered By

Comissão rejeita exigência de fiador ou avalista fazer seguro

Relator afirma que obrigatoriedade de seguro para avalistas e fiadores vai gerar mais um custo para o tomador do crédito. Entenda

comissão

A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços rejeitou proposta que obriga fiador ou avalista a fazer seguro para coibir eventuais prejuízos (PL 6734/16). O projeto do deputado Sinval Malheiros (Pode-SP) altera o Código Civil (Lei 10.406/02).

O texto atual da lei diz que, pelo contrato de fiança, uma pessoa se compromete a cumprir obrigação assumida pelo devedor, caso este não a cumpra. O texto acrescenta dispositivo vedando à pessoa natural prestar fiança sem seguro vinculado ao respectivo contrato.

O relator, deputado Walter Ihoshi (PSD-SP), recomendou a rejeição da proposta. Segundo ele, a obrigatoriedade de seguro para avalistas e fiadores vai gerar mais um custo para o tomador do crédito.

“Tal custo tende a ser expressivo, uma vez que nunca houve no Brasil esse tipo de seguro. Como não há dados históricos que permitam estimar o valor das apólices, a tendência é fixar taxas elevadas”, disse Ihoshi.

Tramitação

A proposta, que tramita em caráter conclusivo, será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, inclusive quanto ao mérito.

Fonte: Agência Câmara Notícias

L.S.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Resumen de privacidad

Esta web utiliza cookies para que podamos ofrecerte la mejor experiencia de usuario posible. La información de las cookies se almacena en tu navegador y realiza funciones tales como reconocerte cuando vuelves a nuestra web o ayudar a nuestro equipo a comprender qué secciones de la web encuentras más interesantes y útiles.