
De acordo com um levantamento datado de 2010, feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem cerca de 67,4 mil casais homoafetivos no Brasil. Além disso, a estimativa é de que existam mais de 20 milhões de homossexuais no país.
No Brasil, os bancos foram um dos setores pioneiros a falar com esse público. Nos anos 2000, algumas dessas instituições passaram a oferecer a possibilidade de que duas pessoas do mesmo sexo compusessem renda para ter acesso ao crédito imobiliário.
Outro segmento atento ao potencial de consumo desse público é o de turismo. De acordo com a Associação Brasileira de Turismo para Gays, Lésbicas e Simpatizantes, os turistas LGBT movimentam mais de R$ 150 bilhões por ano no país. O fato é que o potencial financeiro do segmento LGBT é estimado em R$ 418,9 bilhões, cerca de 10% do PIB nacional, de acordo com a Out Leadership, associação internacional de empresas que desenvolve iniciativas para o público gay.
A American Life também está de olho e aposta nesse mercado ao oferecer o American Life Freedom, um seguro especialmente desenvolvido a casais homoafetivos.
Coberturas
De acordo com o CEO Pedro Pereira de Freitas, essa é uma forma acessível de garantir segurança financeira ao parceiro ou parceira com coberturas e benefícios diferenciados. “O produto oferece cobertura em caso de falecimento do segurado, seja por causas naturais ou acidentais e em casos de invalidez por acidente, além de assistência funeral para o casal e sorteios pela Loteria Federal”, afirma. O produto pode ser contratado através dos corretores de seguros parceiros.