Conhecer o perfil de cada funcionário no quesito saúde tem sido uma preocupação crescente das empresas. Os dados ajudam a escolher o plano de saúde mais adequado para a equipe, além de contribuir para o desenvolvimento de ações focadas em promoção da saúde.
“Pessoas saudáveis e felizes produzem mais. Quando o RH olha e trata com cuidado seus colaboradores, impacta diretamente na equipe, gerando mudanças de postura e engajamento. Isso otimiza custos, gera economia em torno de 30% e traz resultados para a empresa”, afirma a especialista em gestão de saúde e sócia da AzimuteMed, Luciana Lauretti. Na companhia, a procura pelo serviço de mapeamento da saúde dos funcionários aumentou em 23%.
Uma análise recente feita pela empresa em um escritório de advocacia revelou que 67% dos colaboradores eram sedentários e 40% estavam acima do peso. Para a executiva, “os dados são preocupantes, pois revelaram o estilo de vida dos funcionários, que viviam sob estresse, possuíam maus hábitos alimentares e não realizavam atividade física periodicamente”.
O trabalho constatou também que 67% da população não tinha fidelização ao médico, o que impactava diretamente em outro dado: idas frequentes ao pronto socorro. Nos últimos 12 meses, 58% dos entrevistados foram ao hospital para tratar de doenças respiratórias, diarreia, infecções, viroses e enxaquecas.
Com o perfil da saúde dos funcionários, a AzimuteMed desenvolveu um programa especial focado em saúde e qualidade de vida. O escritório de advocacia passou a gerir a saúde de cada colaborador de maneira personalizada.
De caráter emergencial, a empresa fez um pequeno ajuste no ar condicionado. A ação diminuiu a incidência de gripes e pneumonias e consequentemente o absenteísmo.
Entre as ações implantadas estão o lançamento de campanha de consumo de água – 82% dos entrevistados bebiam menos de um litro de água por dia, o compartilhamento de receitas de lanches nutritivos e a entrega de roteiro com restaurantes da região com alimentação saudável são algumas das iniciativas geradas após a análise da equipe. Os colaboradores acima do peso receberam também dicas de lazer na cidade e avaliação nutricional periódica.
L.S.
Revista Apólice