Ultima atualização 22 de octubre

powered By

Combate à morte súbita no esporte

São Paulo, 20 de outubro de 2015 – A FUNDACIÓN MAPFRE traz para o Brasil a campanha Jogue Seguro – uma iniciativa com foco na promoção da saúde que vai trazer mais segurança para a prática do futebol, prevenindo as mortes súbitas.

A partir de uma parceria entre a FUNDACIÓN MAPFRE e especialistas do Centro Médico de Excelência FIFA Ripoll e De Prado Sport Clinic e do Centro FIFA F-MARC (Medical Assessment and Research Center), foi desenvolvido o aplicativo CPR11, que apresenta um guia com 11 passos básicos sobre como agir durante os primeiros minutos de uma parada cardiorrespiratória.

O objetivo do aplicativo é ajudar a salvar vidas, evitando a chamada morte súbita, que acomete atletas durante a prática desportiva, principalmente o futebol. Disponível para iOS, Android e Windows Phone, o app é gratuito e está disponível para download nas lojas virtuais de cada sistema operacional. Os usuários que baixarem o aplicativo também poderão compartilhar o conteúdo com seus contatos por meio das redes sociais, via Whatsapp, e-mail ou SMS.

A campanha já foi lançada na Espanha e em Portugal e agora chega ao Brasil com a  parceria do  Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, que é um dos centros médicos de excelência da FIFA no Brasil.

Nos países onde a campanha foi lançada, a FUNDACIÓN MAPFRE conta com o apoio de jogadores de destaque no futebol mundial como Sérgio Ramos, jogador do Real Madrid e da seleção espanhola; Luís Figo, ex-capitão da Seleção de Portugal; Tiago, jogador do Atlético de Madrid e da seleção portuguesa; Pepe e Fábio Coentrão, jogadores do Real Madrid e da seleção portuguesa. Outro importante nome a aderir à campanha na Espanha foi Rubem de la Red, jovem revelação espanhola que defendia o Real Madrid, mas que teve aposentadoria precoce em 2009, aos 24 anos, após um desmaio em uma partida.

No lançamento na Espanha, realizado em dezembro de 2014, o aplicativo CPR 11 atingiu 16 milhões de pessoas apenas no Twitter. Já a versão portuguesa do vídeo, lançado em março deste ano, alcançou mais de 100.000 visualizações na primeira semana.

A participação desses atletas e demais personalidades de renome do mundo esportivo acontece por meio de depoimentos realizados para o vídeo oficial da campanha. A versão brasileira do vídeo conta com o depoimento de diversos jogadores e médicos de renome ligados ao mundo do esporte como os jogadores Kaká, Alexandre Pato, Marcelo, Elias, além da jogadora Formiga, do jogador de futsal Falcão, do técnico Tite, do ex-goleiro Marcos e do ex-jogador Roberto Rivelino, além de médicos ligados ao esporte como Dr. Pedrinelli, Dr. Runco e Dr. Hernandez.

“Em todo o mundo, são alarmantes os altos índices de morte causados por paradas cardiorrespiratórias súbitas, provocadas muitas vezes pela prática esportiva sem acompanhamento médico. Para prevenir essas ocorrências e tornar os hábitos saudáveis de vida ainda mais seguros, a FUNDACIÓN MAPFRE uniu-se aos mais respeitados especialistas em medicina esportiva para oferecer recomendações simples e didáticas que possam salvar vidas”, diz Wilson Toneto, CEO MAPFRE Brasil.

No futebol profissional, por exemplo, nos últimos 10 anos foi registrada ao menos uma parada cardíaca a cada mês em todo o mundo.

Kelly Lubiato
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Resumen de privacidad

Esta web utiliza cookies para que podamos ofrecerte la mejor experiencia de usuario posible. La información de las cookies se almacena en tu navegador y realiza funciones tales como reconocerte cuando vuelves a nuestra web o ayudar a nuestro equipo a comprender qué secciones de la web encuentras más interesantes y útiles.