Ultima atualização 02 de abril

powered By

Agência Brasileira Gestora de Fundos e Garantias é oficialmente criada

Decreto foi publicado nesta terça-feira, 2 de abril, no Diário Oficial da União

O Governo criou, oficialmente, a Agência Brasileira Gestora de Fundos Garantidores e Garantias (ABGF), conforme decreto 7976 publicado nesta terça-feira, 2 de abril, no Diário Oficial da União. O decreto, assinado pela presidenta Dilma Roussef, cria “a empresa pública, sob a forma de sociedade anônima, vinculada ao Ministério da Fazenda, com prazo de duração indeterminado”. Após a confirmação de que seria criada, a agência foi apelidada pelo setor de “Segurobras”. 

O capital social inicial da ABGF será de R$ 50 milhões, dividido em 50 mil ações ordinárias, todas nominativas e sem valor nominal.

A publicação determina ainda que a constituição e o estatuto social da ABGF serão criados em breve, durante assembleia geral, e que o “Ministro de Estado da Fazenda designará representante para a prática dos atos necessários à constituição e instalação da ABGF”.

Histórico

Em agosto do ano passado, foi publicada a Medida Provisória 564, que ampliou o programa Brasil Maior e criou a Agência Brasileira Gestora de Fundos Garantidores e Garantias (ABGF).

Segundo a MP, a ABGF cobrirá riscos de projetos e financiamentos de grandes volumes, como grandes obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) ou seguros para crédito estudantil e financiamentos imobiliários para a população de baixa renda.

A MP ainda definiu que a legislação aplicável às sociedades seguradoras deverá ser aplicada também, por meio do órgão regulador de seguros, à ABGF, “observadas as peculiaridades técnicas, contratuais e operacionais de suas atividades”. Porém, o órgão regulador de seguros poderá conceder à ABGF a inaplicabilidade de partes da legislação específica do setor assim como estabelecer-lhe condições próprias de tratamento.

A licitação para contratação da ABGF ou suas controladas é dispensável, conforme determina a MP, desde que o preço contratado seja compatível com o praticado no mercado.

Jamille Niero /Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Resumen de privacidad

Esta web utiliza cookies para que podamos ofrecerte la mejor experiencia de usuario posible. La información de las cookies se almacena en tu navegador y realiza funciones tales como reconocerte cuando vuelves a nuestra web o ayudar a nuestro equipo a comprender qué secciones de la web encuentras más interesantes y útiles.