Para reforçar as políticas de sustentabilidade adotadas ao longo do ano, a SulAmérica Seguros e Previdência optou, pela primeira vez, em fazer a decoração de Natal com materiais reciclados. A parceria com a ONG Cooperacs resultou em uma surpreendente e original interpretação da data, que conta com uma árvore de quatro metros de altura e dois anjos gigantes de dois metros de altura, colocados tanto no prédio do Rio de Janeiro quanto em São Paulo. Nas filiais, as árvores de Natal foram ornamentadas com bolinhas feitas com peças de 350 teclados de computador.
A árvore de Natal é inteira azul com enfeites formando o mapa mundi. Nela foram utilizadas mais de 2.400 garrafas pet de dois litros e 600 ml e 80 quilos de sucatas, somados a 120 tampas de garrafas pet para a estrela do topo. A construção de cada um dos anjos tirou do lixo mais de 180 garrafas pet, embalagens tetra pak, 200 copos descartáveis e ferro.
Além da decoração diferenciada, desde 2009, a SulAmérica adota uma campanha interna de Natal para estimular os funcionários a doarem brinquedos para crianças de creches das comunidades no entorno da companhia. A empresa também apadrinha um terço das cerca de 2.500 crianças que serão beneficiadas com a ação.
A Cooperaacs (Cooperativa Social de Trabalho e Produção de Arte Alternativa e Coleta Seletiva) é uma entidade civil, não-governamental, criada em 2004 por um grupo de artesãos.
J.N.
Revista Apólice