Luciano Portal Santanna foi empossado superintendente da Susep nesta segunda-feira, 20 de junho. Conforme nota publicada pelo Ministério da Fazenda, ao empossar o novo superintendente, o Ministro da Pasta, Guido Mantega, afirmou que há espaço para a indústria brasileira de seguro crescer em relação ao PIB.
Uma das metas do novo superintendente é o combate às empresas ilegais que atuam no setor. Santanna estima em 100 o número de organizações que atuam de forma marginal somente no segmento de cooperativas e associações. Por isso, enfatizará no plano de trabalho da Susep a fiscalização do mercado marginal de seguros, que atua sem a autorização da Susep e descumprindo as regras do mercado.
De acordo com o comunicado da Fazenda, o documento, que traz as ações do órgão para os próximos 3 anos, deve ser entregue entre 15 e 20 dias, após Santanna nomear a nova diretoria da autarquia. “Temos informações de que até mesmo empresas estrangeiras estão atuando no Brasil sem autorização da Susep”, disse o novo superintendente.
Outra prioridade de Santanna é a melhoria da gestão interna. Ele pretende especializar o corpo técnico da autarquia por ramo: seguros, capitalização, resseguro, previdência complementar e corretagem de seguros. Desses, o segmento que mais necessitará de especialização é o de resseguros na opinião de Santanna. Isso porque a quebra do monopólio estatal é muito recente. “Não houve uma preocupação de fazer o redirecionamento (da área técnica) para o resseguro que, em termos operacionais, é diferente dos demais setores”, observou.
O novo dirigente também quer diminuir os prazos dos processos administrativos que resultem em algum tipo de sanção. Ele também focará a corretagem de seguros. Atualmente existem cerca de 60 mil corretores de seguros no Brasil e, segundo Santanna, o setor precisa de melhor planejamento.
Aline Bronzati
Revista Apólice
Allianz Trade lança CAP e CAP+ para ampliar cobertura em operações de maior risco
Em um cenário de instabilidade econômica e aumento da inadimplência, a Allianz Trade, apresenta ao mercado o CAP e o...




