O Hospital Samaritano de São Paulo inaugurou o seu novo Centro Cirúrgico localizado em seu Complexo Hospitalar – lançado em abril de 2011. Composto por 10 salas cirúrgicas para alta complexidade, a área teve o investimento aproximado de R$12 milhões e contará com avançadas tecnologias disponíveis no mercado.
A presença de salas inteligentes é um dos destaques, elas contam com tecnologias que permitem transmissão por teleconferência em tempo real para qualquer parte do mundo, bem como histórico do paciente, imagens de exames digitalizados e disponíveis no momento do procedimento para a equipe médica. Tudo isso por meio de um sistema de prontuário eletrônico com certificação digital de todos os profissionais da assistência.
Além disso, os ambientes contam com monitores com tecnologia de led, que proporcionam alta definição das imagens para a realização de procedimentos de grande precisão e focos cirúrgicos também com a mesma técnica, que proporcionam ótimo campo visual ao cirurgião, sem a presença de sombras. Já as estativas, colunas para suportar aparelhos de anestesia e bombas de infusão, por exemplo, possuem fixação no teto a fim de facilitar a higienização do ambiente e a circulação dos profissionais pela sala, já que eliminam a fiação ao longo do chão.
Duas das salas contam com a tecnologia Variop, da empresa de equipamentos médicos Maquet, construídas com painéis modulares metálicos e pintura especial, que facilitam a assepsia e higienização do ambiente. Esta nova tecnologia atende às exigências de segurança, técnicas, óticas e higiênicas do mercado.
Para a definição das novas salas, o corpo clínico e de enfermagem da Instituição avaliaram todas as tecnologias de referência para este ambiente em um mock-up – maquete em tamanho real – realizado em 2010. “Durante mais de oito meses realizamos um estudo detalhado em outros países sobre as melhores tecnologias para a realização deste novo centro cirúrgico que possui foco na realização de procedimentos de alta complexidade”, explica o diretor Médico do Samaritano e anestesiologista, Dr. Adimilson Gonzaga.
G.F.
Revista Apólice