Algumas companhias do setor vão participar da próxima edição do CONARH (Congresso Nacional de Gestão de Pessoas), que ocorre nos dias 15, 16 e 17 de agosto, no Expo Transamerica, em São Paulo. MetLife, Zurich, Bradesco Seguros, Unimed Paulistana, Marítima Seguros e Odontoprev vão aproveitar o evento para mostrar seus produtos para os responsáveis pelo departamento de Recursos Humanos de diversas empresas do País.
A MetLife, além de ser patrocinadora do evento, utilizará o espaço para apresentar o Estudo Internacional de Tendências de Benefícios para Funcionários 2011 (IEBTS). O levantamento tem a participação de Brasil, Austrália, Índia, México e Reino Unido e aponta um abismo entre a longevidade cada vez maior e o preparo para manter aposentadorias mais longas, enfatizando a necessidade de educação e planejamento financeiro. Com isso, os profissionais de recursos humanos e lideranças das empresas poderão avaliar melhor os produtos disponíveis no mercado e os resultados esperados em termos de satisfação do empregado, produtividade e atração e retenção de profissionais. O diretor de Pesquisa da MetLife Internacional e responsável pelo estudo, Shankar Chaudhuri, ministrará uma palestra sobre o tema no dia 16, às 16 horas, no auditório G.
A MetLife também lançará durante o CONARH um serviço direcionado para o RH das empresas. Será uma ferramenta de adesão a distância que disponibiliza, entre outros recursos, uma palestra virtual para auxiliar os colaboradores a decidirem se querem aderir ao benefício voluntário oferecido pela empresa, neste caso, o plano odontológico.
O estudo IEBTS mostra que os benefícios voluntários podem ter um papel importante no mercado de trabalho brasileiro. As empresas veem vantagens neste formato, onde a facilidade de adesão aos benefícios através da empresa proporciona aos trabalhadores os melhores produtos e taxas, além da dedução na folha de pagamento, o que é bastante conveniente para os funcionários.
A palestra, em formato de flash e vídeo, é 100% interativa e mostrará de forma didática quem é a MetLife, como encontrar um dentista, quais são os recursos para localização e agendamento de consultas com a rede credenciada, além de outras particularidades dos planos contratados, como coberturas, início de vigência, dicas de como utilizar o plano, entre outras informações. “Nosso objetivo é conversar com este novo cliente em potencial e mostrar as vantagens do benefício e da companhia. Com a palestra virtual conseguiremos chegar a qualquer parte do Brasil, fornecendo informação e orientação sobre o plano odontológico de uma forma interativa e dinâmica”, salienta Fábio Nogi, superintendente de Planos Odontológicos.
No caso da Zurich Seguros, a seguradora adquiriu a cota diamante e terá um estande de 150m², além de promover duas palestras. A companhia apresentará produtos de Vida e Previdência – este último será lançado em breve. “A Zurich está montando toda a estrutura necessária, incluindo equipe, sistemas e formatação de produtos, condições e processos, de forma a lançar os planos de previdência mais atrativos e inovadores do mercado”, afirma Carlos Gadia, diretor de Vida & Previdência Empresarial da companhia.
A palestra ministrada pela consultora Beia Carvalho acontecerá no dia 16, às 14 horas, no Auditório F e trará diversos exercícios que farão o espectador deixar de lado sua rotina diária, seja empresarial ou pessoal, para criar um ambiente favorável para viajar em situações que gostaria que fossem concretizadas. Segundo Beia, sua metodologia é pautada por 5 anos, pois para ela, cinco é um número mágico. ?Cinco anos é um tempo perto o bastante para imaginarmos e longe o suficiente para sonharmos?, afirma. Com este foco e metodologia de backcasting, a palestra é realizada visando passar pelo futuro para gerar atitudes e posicionamentos presentes, com o uso de um método monitorado, com começo, meio e fim.
Além disso, a consultora abordará em sua palestra as Cinco Gerações no Mercado de Trabalho, com foco na Geração Y, que no mundo empresarial desafiam as regras de atração e retenção de talentos nas grandes empresas. De acordo com dados divulgados em 2010, a Geração Y já representa 47% da força de trabalho no Brasil, enquanto nos EUA ela representa apenas 36%. Temas como o preconceito das gerações mais antigas frente a Geração Y, retenção de talentos, tecnologia e educação, serão apresentados pela consultora, que também trará à reflexão sobre as principais tendências que influenciam a rotina empresarial neste século da inteligência em rede.
Já a Marítima Seguros apresentará durante o evento seus produtos nos ramos Vida e Saúde. Segundo Francisco Caiuby Vidigal Filho, vice-presidente da companhia, “participar de eventos como este abre o leque de oportunidades para que gestores de RH conheçam todas as soluções na área de benefícios disponíveis no mercado e possam utilizar as que melhor se adéquam à sua realidade com eficiência e efetividade”.
A OdontoPrev é outra empresa do setor que participará do evento. A empresa, que é novamente patrocinadora Diamante do evento, apresentará, em um estande localizado no centro da feira de negócios, seus diferenciais por meio de estações multimídia que representam a operação da OdontoPrev, como Desenvolvimento de Soluções Customizadas, Implantação de Benefícios, Dental Care Management System (software exclusivo para gestão da saúde bucal), Rede Credenciada, Gestão de Qualidade e Risco, Atendimento, Sustentabilidade e Promoção de Saúde. Quem passar pelo estande da companhia receberá um passaporte e ao visitar cada um destes pontos ganhará um carimbo. Cada três carimbos valem uma participação na Roleta da Sorte, que distribuirá brindes.
No espaço da OdontoPrev haverá ainda um vídeo wall com 9 telas, onde serão exibidos o novo filme institucional da companhia e o vídeo sobre as ações de responsabilidade socioambientais desenvolvidas. Além disso, a OdontoPrev oferecerá quatro palestras gratuitas que acontecerão em auditórios comerciais, paralelamente ao CONARH e abertas ao público em geral. As apresentações vão abordar temas como “Potencializando resultados organizacionais e provendo a retenção através da criação do ciclo de desenvolvimento sustentável de talentos” e “Uma visão de gestão de plano odontológico”. “O CONARH reúne os principais especialistas em Recursos Humanos da América Latina. É uma oportunidade de uma aproximação direta com este público altamente qualificado que podemos apresentar os diferenciais da companhia e as soluções customizadas que a OdontoPrev pode oferecer para cada perfil de negócio”, explica Renato Velloso Dias Cardoso, diretor de Desenvolvimento de Mercado da OdontoPrev.
A OdontoPrev é também a assistência odontológica oficial do CONARH. Durante os três dias de evento estará funcionando um consultório odontológico com cirurgião dentista de plantão dentro do estande da empresa para qualquer atendimento de emergência aos congressistas.
J.N.
Revista Apólice




