A Única Corretora de Seguros, em parceria com a Porto Seguro, promoveu na manhã desta quarta-feira, 12 de maio, uma apresentação sobre o tema Saúde Mental, com foco em problemas como o absenteísmo e o presenteísmo no ambiente de trabalho. O evento foi realizado na área do Hospital Santa Catarina destinado ao Instituto de Promoção da Saúde, da Porto Seguro. A exposição foi direcionada aos profissionais de Recursos Humanos de diversas instituições e tinha como objetivo focar a atenção em questões que interferem na gestão da área.
O diretor-presidente da corretora, Jorge Eduardo de Souza, iniciou o encontro explicando o funcionamento da gestão integrada oferecida pela seguradora para os planos corporativos. Esse tipo de gestão é formado pela saúde ocupacional, odontológica e o seguro saúde. A primeira tem como um dos benefícios a visita do funcionário ao médico pelo menos uma vez por ano, além de ter como objetivo captar informações para ações preventivas na saúde do colaborador. Já a assistência odontológica, embora não seja obrigatória, é considerada importante, pois o tratamento não adequado de alguns problemas pode causar outros mais graves e gerar custos para o seguro saúde, por exemplo. “Além disso, uma dor de dente é insuportável. O funcionário pode deixar de ir trabalhar por causa disso”, analisou o corretor. Em relação ao seguro saúde, Souza destacou que os relatórios emitidos no afastamento de um funcionário, por exemplo, podem auxiliar e evitar complicações para a empresa no caso de uma demissão posterior.
Promoção de Saúde
A psicóloga Marisa Mesquita, idealizadora e responsável pelo programa de Promoção da Saúde Mental da Porto Seguro, falou sobre as doenças mentais ou comportamentais. Ela passou dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que apontam que esse tipo de enfermidade representa 50% das principais causas de afastamento do trabalho no mundo todo. Já no Brasil, 19% dos custos de salário-doença pagos pela Previdência Social são devido a pacientes com esse tipo de transtorno. A depressão é considerada a “doença do século” e afeta significativamente a sua produtividade dentro do ambiente de trabalho. No Brasil, os custos gerados em tempo produtivo chegam a R$ 32 milhões por ano, sendo 20% relacionados ao absenteísmo e 80% ao presenteísmo.
Absenteísmo/Presenteísmo
No absenteísmo, acontece de o funcionário apresentar sintomas físicos, mas ao procurar a o motivo do mal estar encontrar o organismo funcionando normalmente. Por exemplo, o indivíduo sente que está com taquicardia, mas quando procura o cardiologista descobre que não há problemas com o seu coração. Na verdade, a causa desse mal estar tem uma razão emocional, mas muitas vezes o indivíduo só descobre o verdadeiro motivo após passar por várias consultas e médicos diferentes.
Já no presenteísmo, a situação é um pouco diferente: apesar de o funcionário se sentir mal e apresentar sintomas como dores musculares, irritabilidade, insônia etc, o individuo simula saúde para exercer suas funções no emprego. Isso porque ele acredita que, ao relatar seu problema aos colegas de trabalho ou mesmo ao seu superior, ele sofrerá preconceito e poderá até perder o emprego.
São problemas que podem acabar afastando o colaborador do local de trabalho e, se não receber o tratamento correto, o afastamento pode durar por muito tempo e causar prejuízo para a empresa, já que esta terá que providenciar outro funcionário para exercer sua função.
A psicóloga alertou que se o problema é diagnosticado no início, o tratamento é mais rápido e eficaz. “Isso gera benefícios ao funcionário, que recupera a saúde e fica bem consigo mesmo, e para a empresa, que não perde o trabalhador e evita afastamentos”, orientou Marisa.
Ao final do evento, o público presente pode questionar e trocar experiências e informações sobre o assunto. Para o diretor-presidente da Única Corretora, o objetivo principal do encontro foi alcançado, que era “mostrar a importância da prevenção e do tratamento principalmente do presenteísmo, um assunto até então obscuro para alguns”.
Jamille Niero
Revista Apólice