Ultima atualização 29 de abril

Terminologias na área médica ajudam a melhorar processos no setor de saúde

O Instituto de Estudos de Saúde Suplementar - IESS - desenvolveu um trabalho que apresenta algumas experiências e vantagens no desenvolvimento de terminologia nas áreas de saúde. A padronização das informações na área médica é uma iniciativa relativamente nova, iniciada pela ANS (Agência de Saúde Suplementar). Atualmente, o processo de padronização passa por instituições privadas especializadas, que exploram tanto a área de padronização da nomenclatura de procedimentos médicos, quanto de terminologia de dispositivos e troca de informações, com objetivo de melhorar os processos na área de saúde e reduzir custos.
Segundo o superintendente do IESS, José Cechin, a necessidade de padronizar é consenso. “A comunicação padrão é fundamental para que não existam perdas, duplicidade de informações ou desperdícios, tornando assim, o processo eficiente, explica o executivo. O paciente, principal agente da cadeia de serviços médicos, será o maior beneficiado”, diz.
Especificamente na Saúde Suplementar, cada operadora de plano de saúde opera com seu sistema próprio de codificação, pedidos e pagamentos, além de trabalhar com os sistemas de seus prestadores. Dentro de seu escopo, a ANS tem trabalhado no desenvolvimento de sistemas padronizados de informação para todo o setor.
“Uma terminologia unificada é benéfica para todos os envolvidos. Os profissionais da área de saúde, por exemplo, evitam desperdícios com erros de pedidos médicos por utilizar a nomenclatura incorreta, reduzindo tempo com a burocracia. Os órgãos reguladores passam a contar com informações precisas, criando uma base sólida para tomada de decisões”, explica Cechin.
No Brasil, a experiência brasileira no campo de padronização em saúde conta com a participação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), do Sistema Único de Saúde (SUS) e da Agência Nacional de Saúde Suplementar.

A.B.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Comunicação