Ultima atualização 30 de março

7 dicas para fazer a Declaração do Imposto de Renda

Segundo a Receita Federal, cerca de 28,5 milhões de brasileiros deverão entregar a Declaração em 2016
Foto: Marcos Santos, USP Imagens
Foto: Marcos Santos, USP Imagens

Desde o dia 1º de março, aqueles que tiveram rendimento igual ou superior a R$ 28.123,91 têm que fazer a Declaração de Imposto de Renda 2016, ano base 2015. Segundo a Receita Federal, cerca de 28,5 milhões de brasileiros deverão entregar a declaração neste ano. O superintendente comercial da Brasilprev, Guilherme Rossi, lista sete dicas para os contribuintes.

1. Junte a papelada

Reúna todos os documentos pessoais necessários: Informe de Rendimentos, recibos e notas fiscais de médicos, dentistas e outros serviços de saúde, bem como os de doações. Se for autônomo, inclua os comprovantes do Livro-Caixa.

2. Faça download do programa

Vá ao site da Receita Federal e faça o download do programa. Atenção: para evitar problemas com vírus e malwares, não “baixe” de outro endereço.

3. Modelo Simplificado ou Completo?

O melhor modelo de declaração vai depender da renda auferida em 2015 e das possíveis deduções. Após preencher todos os rendimentos e as próprias deduções, o sistema da Receita automaticamente vai indicar a melhor opção.

4. Como declarar os planos de previdência privada?

Quem possui planos VGBL deve informar o montante de contribuições feitas ao plano até o final do ano base na ficha de Relação de Bens e Direitos (código 97). Dica: os rendimentos dos planos não devem ser incluídos; por isso use sempre o valor informado no Informe de Rendimentos enviado pela entidade de previdência. Já as contribuições aos Planos PGBL devem ser informadas na ficha de Pagamentos e Doações Efetuadas (código 36). Atenção: o limite máximo de deduções com planos de previdência é de 12% do total de rendimentos tributáveis do ano.

5. Participação de Lucros e Resultados (PLR)

Desde 2013 vigora a Medida Provisória nº 597/2012, que determina regras relativas à tributação do Imposto de Renda no pagamento de Participação de Lucros e Resultados. Pelo que prevê a MP, os valores recebidos a título de PLR são tributados exclusivamente na fonte.

6. Cheque antes de enviar

Ao terminar de preencher a declaração, é importante checar se todos os campos necessários foram preenchidos. O próprio programa oferece esse recurso. Por segurança, imprima a declaração, assim como o recibo, e os guarde em local seguro.

7. Olho no prazo

Em 2016, a Declaração deve ser entregue até às 23h59 do dia 29 de abril. Não deixe para a última hora, pois costuma haver um grande tráfego na internet – e quem entrega depois desse prazo, paga multa: 1% ao mês sobre o imposto devido, limitado a 20%. A penalidade mínima é de R$ 165,74 aos que têm que fazer a declaração.

L.S.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO