Ultima atualização 12 de fevereiro

Grupo BB e Mapfre assina acordo ambiental Paris Pledge for Action

Com a ação, seguradora reforça o compromisso com o meio ambiente e a redução do aquecimento global

Grupo BB e Mapfre assina acordo ambiental Paris Pledge for Action

O Grupo BB e Mapfre passa a integrar a lista de empresas que assinaram o documento Paris Pledge for Action (ou Manifesto de Paris pela Ação). Com a assinatura, a seguradora demonstra o apoio ao Acordo Global do Clima, definido em Paris (França), e intensifica o foco e o comprometimento com a redução das emissões de gases de efeito estufa.

O documento foi firmado durante a COP-21 – Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (ONU), realizada em dezembro de 2015, e é um manifesto internacional que já foi assinado por cidades, regiões, empresas, investidores, organizações da sociedade civil, sindicatos e outros signatários provenientes de todos os setores da sociedade.

Global Risks Report 2016

Cada vez mais, as alterações climáticas estão no centro das preocupações do mundo. De acordo com o Global Risks Report 2016, publicado recentemente, as mudanças climáticas são o maior risco global em termos de impacto.

Em sua 11ª edição, o relatório, coordenado e divulgado anualmente pelo Fórum Econômico Mundial, ouviu a opinião de 750 especialistas, que avaliaram 29 riscos globais tanto pelo impacto como pela probabilidade em um horizonte de dez anos.

O documento aponta a falha na mitigação e adaptação às alterações climáticas como o risco de maior impacto potencial do ano – pela primeira vez, uma questão ambiental aparece no topo do ranking das preocupações.

Os demais riscos que compõem esse ranking são armas de destruição em massa (2º), crises de água (3º), migração involuntária em grande escala (4º) e choque grave do preço da energia (5º).

Diante dos desafios frente às alterações climáticas, o papel das seguradoras, por meio da capacidade e expertise de antecipar e prevenir riscos, tem cada vez mais relevância para o entendimento e a gestão sustentável dos negócios e das cidades.

“Saber identificar e lidar com os diferentes riscos globais e riscos emergentes é fundamental para manter uma gestão eficiente e transparente, capaz de antever e avaliar os impactos dessas possíveis ocorrências de forma antecipada, aumentando a resiliência das operações. E é nesse sentido que o Grupo vem trabalhando”, explica a executiva de Sustentabilidade da companhia, Fátima Lima.

Compromisso com a sociedade

A empresa também atua em linha com os Princípios para Sustentabilidade em Seguros (PSI), lançados em 2012 pela Iniciativa Financeira do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP FI, sigla em inglês) no Rio de Janeiro (RJ).

O PSI é uma iniciativa internacional para endereçar riscos e oportunidades ASG (ambientais, sociais e de governança) no setor de seguros e contempla quatro princípios relacionados à inclusão dos aspectos ASG na tomada de decisão; ampliação da conscientização sobre aspectos ASG entre segurados e parceiros comerciais; parceria com governos, órgãos reguladores e outros públicos estratégicos para fomentar temas ASG; e responsabilidade e transparência na prestação de contas.

L.S.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO