Ultima atualização 19 de janeiro

Planos de seguro para ciclistas têm aumento nas vendas

Procura pelo produto triplicou no Estado de São Paulo entre 2012 e 2014. Seguro para ciclistas cobre danos, furtos e roubos por todo o território nacional
Foto: Rafael Neddermeyer, Fotos Públicas
Foto: Rafael Neddermeyer, Fotos Públicas

É cada vez mais comum ver pessoas utilizando a bicicleta como meio de transporte, seja por lazer, com o intuito de levar uma vida mais saudável ou por opção econômica. De acordo com o Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope), o número de ciclistas aumentou em 50% na cidade de São Paulo apenas entre 2013 e 2014. Porém, com esse crescimento também há um aumento de roubos e furtos desses veículos.

No ano passado, foram inauguradas ciclovias e ciclofaixas por todo o País. Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), a capital paulista conta hoje com 328,2 quilômetros de ciclovias, o que estimula ainda mais o uso de bicicletas e, consequentemente, o número de roubos e furtos.

Já no Portal Bicicleta Roubada, em que os próprios usuários cadastram roubos por todo o Brasil, o Estado de São Paulo representa cerca de 40% das ocorrências, liderando o ranking. Com relação às cidades, a pesquisa com dados desde 2001 aponta São Paulo em primeiro lugar, com 630 roubos, seguido por Rio de Janeiro (447), Curitiba (261) e Brasília (127). Vale ressaltar que os dados são fornecidos pelas pessoas que passam por essas ocorrências e muitas delas acabam não registrando no site. Por isso, supõe-se que esse número seja ainda maior.

O gráfico abaixo mostra o crescimento das ocorrências nessas cidades nos últimos dez anos.

Gráfico Seguralta

 

Pensando nisso, as principais seguradoras brasileiras criaram planos de seguro para ciclistas que cobrem danos, furtos e roubos por todo o território nacional. De acordo com o Sincor-SP, a procura por esse tipo de produto triplicou no Estado entre 2012 e 2014.

“Infelizmente, roubo de bicicletas consta como crime de baixo risco porque é muito difícil identificar e deter o meliante. Daí vem a importância do seguro para quem não quer ficar no prejuízo”, explica Nilton Dias, diretor comercial da Seguralta.

Em caso de roubos ou furtos, o segurado deve entrar em contato com a seguradora imediatamente e registrar a ocorrência junto aos órgãos competentes, com a apresentação de provas para que possa ser indenizado.

L.S.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO