Ultima atualização 22 de janeiro

CNseg e FenSeg promovem evento para lançar cartilha de Seguro de Garantia Estendida

Na ocasião, executivos destacaram ações realizadas pelo mercado segurador em prol da disseminação da venda de seguros em redes varejistas

CNseg e FenSeg promovem evento para lançar cartilha de Seguro de Garantia Estendida

Representantes do mercado segurador, de redes varejistas, de órgãos de defesa do consumidor e da Superintendência de Seguros Privados (Susep) se reuniram no último dia 15, no Rio de Janeiro, em um evento promovido pela CNseg e pela FenSeg para o lançamento da cartilha “Entenda o Seguro de Garantia Estendida: orientações para o consumidor”, elaborada pela Comissão de Seguro de Garantia Estendida da FenSeg.

Na abertura do evento, a diretora executiva da Confederação, Solange Beatriz Palheiro Mendes; o diretor executivo da FenSeg, Neival Freitas; a presidente do Instituto Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Carioca), Solange Amaral; o presidente da Associação Nacional do Ministério Público do Consumidor (MPCon), Plínio Lacerda Martins; o chefe de Gabinete da Susep, Alexandre Penner; o gerente Estratégico do Instituto de Desenvolvimento do Varejo (IDV), Luiz Priori; e o vice-presidente da Comissão de Seguro de Garantia Estendida da FenSeg, Allan Rocha; dividiram experiências sobre o que vem sendo realizado em relação a serviços, processos e na comunicação com o consumidor.

Solange Beatriz abordou a falta de compreensão que pairava sobre a sociedade em relação ao seguro de garantia estendida. “É um produto bom, positivo, mas que não estava sendo bem recebido pelos consumidores”, analisou a executiva, pontuando a importância da compra mais consciente. “O consumidor bem informado, com certeza, será um consumidor satisfeito”.

Na sequência, Neival Freitas destacou que a cartilha faz parte de uma série de publicações que visam expandir o entendimento sobre os seguros massificados. “Sabemos que há dificuldade de compreensão do segurado por conta do linguajar utilizado no mercado de seguros, e as cartilhas são uma forma de estreitar o caminho da comunicação”, avaliou ele, informando ainda que os ramos de automóvel e residencial foram os dois primeiros contemplados com uma cartilha explicativa. O próximo, segundo Freitas, será o seguro habitacional.

Já Solange Amaral frisou o grande desafio para o sucesso dessas relações: trabalhar em rede e deixar de lado a dimensão hierárquica. “A presença dos Procons não é punitiva. Todos nós somos consumidores. As pessoas querem proteção e garantia do futuro e o seguro tem esse papel”, esclareceu. Na mesma linha, Plínio Lacerda Martins enalteceu o desenvolvimento das cartilhas que cumprem a função de informar. “Já avançamos muito e hoje temos órgãos responsáveis que defendem os interesses do consumidor”, disse ele.

Em acordo com a proposta de engajamento entre todos os agentes envolvidos no processo da venda de seguros, Alexandre Penner acredita que a educação financeira é necessária e o trabalho em conjunto é fundamental. “O mercado de seguros é muito amplo e tem especificidades para cada ramo. Por isso, acredito que o trabalho de mãos dadas entre os Procons, as seguradoras e o órgão regulador é fundamental para que a informação chegue ao consumidor”, afirmou.

Por sua vez, Luiz Priori abordou a participação do varejo como um canal de venda de seguros. “Não nos interessa que o consumidor faça uma única compra. O varejo quer um consumidor satisfeito e fidelizado”, concluiu.

Allan Rocha falou sobre a importância das redes varejistas em ações de divulgação e treinamentos referentes à venda de seguros. “O varejo é um braço da seguradora. É quem leva a informação sobre cada seguro ao consumidor final”, encerrou o executivo.

Cartilha e Manual

O coordenador do Grupo de Trabalho responsável pela elaboração da cartilha “Entenda o Seguro de Garantia Estendida: orientações para o consumidor”, Rodrigo Zanini, apresentou pontos da publicação ao mesmo tempo em que citou algumas premissas que foram levadas em consideração para o desenvolvimento do material.

“Foi realizado um diagnóstico, levando em conta as principais reclamações junto aos Procons e ao Ministério Público, assim como percepções por parte das seguradoras”, revelou ele. Na mesma ocasião, Allan Rocha falou sobre a atualização do Manual de Boas Práticas em Seguros – Orientações Gerais para Varejistas. “O Manual renasce da necessidade de levar cada vez mais informações sobre os produtos do mercado segurador ao varejo”, finalizou.

A cartilha “Entenda o Seguro de Garantia Estendida: orientações para o consumidor” e o Manual de Boas Práticas em Seguros – Orientações Gerais para Varejistas estão disponíveis no portal da CNseg, no site da FenSeg, no hotsite www.osegurogarantiaestendida.org.br e também serão distribuídos para os Procons, as defensorias públicas, Susep, redes varejistas e sindicatos das seguradoras.

 

L.S.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO