Ultima atualização 10 de novembro

13º salário como investimento em previdência

Esta é uma boa estratégia especialmente para quem não está acostumado a guardar dinheiro ou fazer planejamentos financeiros de médio ou longo prazo
Foto: Rafael Neddermeyer, Fotos Públicas
Foto: Rafael Neddermeyer, Fotos Públicas

Quem sempre planeja investir o 13º salário e nunca consegue manter a promessa pode começar a fazer diferente neste ano. Ainda é possível parar, pensar e traçar objetivos a longo prazo. Investir o 13º pode ser uma boa estratégia, especialmente para os que não estão acostumados a guardar dinheiro ou fazer planejamentos financeiros de médio ou longo prazo.

Quando pago direto ao trabalhador, o 13º salário sofre tributação na fonte no momento do pagamento e ele é definitivo, ou seja, não pode ser compensado com despesas. Se o empregado solicitar que a empresa pagadora retenha o valor e deposite no plano de previdência, o montante será 100% aplicado. “A vantagem nesse caso é que o que seria pago em Imposto de Renda é aplicado na previdência, gerando rendimentos futuros” afirma Maristela Gorayb, diretora de Previdência e Vida Resgatável da Mapfre.

Este tipo de investimento aumenta as chances de alcançar o objetivo e é ideal para quem não tem tempo de rever o planejamento financeiro ou acaba gastando mais do que pode. Mesmo um plano de previdência que é de longo prazo pode ser revisto anualmente, por exemplo, e o cliente pode acompanhá-lo e verificar se a opção escolhida apresenta os rendimentos compatíveis com o mercado e se o valor aplicado por mês pode ser ajustado.

A aplicação do 13º salário em um plano de previdência pode ser ainda mais vantajosa de a opção escolhida for um Plano Gerador de Benefício Livre, o PGBL. Nesse caso, o valor aplicado na previdência complementar no momento da aplicação ou no ano de investimento é abatido do Imposto de Renda. Esse benefício fiscal tem limite de aplicação em até 12% da renda bruta anual. O Imposto de Renda é cobrado apenas quando é feito o saque ou quando a pessoa começa a receber a renda mensal da aposentadoria e em conformidade com o Regime de Tributação escolhido pelo participante do plano de previdência complementar. Com isso, o rendimento será sobre uma base maior de dinheiro, aumentando o saldo acumulado ao longo do tempo. Já em fundos de investimento abertos, não atrelados a planos de previdência, a tributação é semestral.

Outra vantagem para famílias que optam por esse tipo de compra é o fato de o dinheiro aplicado não entrar em inventário em caso de falecimento do titular do plano. Isso gera uma economia significativa para a família, que não terá custos com honorários advocatícios sobre esse valor. O saldo também pode ser liberado em até 30 dias para os beneficiários, o que contribui para manter a estabilidade financeira da família.

L.S.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO